fbpx


Vitamina B12: saiba tudo sobre essa importante vitamina!

Postado em 25 de novembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça os principais grupos de pessoas que precisam desse nutriente e suas fontes alimentares

Assim como precisamos nos alimentar todos os dias para recarregar nossas energias, as células do corpo também necessitam de nutrientes para proteger o organismo contra doenças. E uma das mais indispensáveis vitaminas durante esse processo é a vitamina B12.

Também conhecida como cobalamina, ela é essencial para a produção de glóbulos vermelhos no organismo. E quando está em falta, pode acarretar problemas de saúde como doenças vasculares e ósseas.

Idosos e crianças estão entre os principais grupos que podem apresentar quadros de deficiência do nutriente, mas eles não são os únicos. Listamos a seguir alguns mitos e verdades sobre essa vitamina, baseados em estudos científicos:

4 mitos e verdades sobre a vitamina B12

Mesa repleta de alimentos ricos em vitamina B12

Imagem: Shutterstock

Há quem diga que essa vitamina pode ajudar no emagrecimento, mas será que isso é verdade? Veja a seguir o que a ciência já descobriu sobre os efeitos e usos da B12:

Suplementar a vitamina B12 ajuda a emagrecer

Mito. Apesar de os níveis dessa vitamina no organismo estarem associados à composição corporal, a ciência comprovou que um suplemento à base desse nutriente não causou qualquer mudança significativa no Índice de Massa Corporal (IMC), um dos principais indicadores da perda de peso.

Vegetarianos têm maior deficiência do nutriente

Verdade. Além dos idosos e das crianças, um grupo que requer atenção quando o assunto é vitamina B12 é o de vegetarianos e veganos. Isso porque as fontes desse nutrientes são os alimentos de origem animal, como peixes, carnes, ovos, leite e seus derivados.

E por mais que existam alimentos, como cereais fortificados, que também possuem essa vitamina na sua composição, é preciso consultar um nutricionista para entender se as quantidades diárias são o suficiente ou se é necessário suplementar em cada caso.

Leia também: Teste se sua quantidade diária de vitamina B12 é suficiente ou se é preciso suplementar

Gestantes precisam suplementar a vitamina B12

Parcialmente verdade. Algumas gestantes podem apresentar um baixo nível de B12, o qual pode estar associado a resultados adversos tanto na saúde materna quanto na infantil. Isso porque o nutriente é importante para a formação do feto e evita a carência nutricional do bebê, além de prevenir a anemia entre as gestantes. Nesses casos, o nutricionista que acompanha a gestação orientará a suplementação dessa vitamina.

Confira também: As principais vitaminas para gravidez no primeiro trimestre

O nutriente pode ajudar na prevenção de problemas cognitivos

Verdade. De acordo com pesquisadores, um baixo nível da vitamina no plasma do sangue, combinado a um baixo nível de folato (substância que atua no sistema nervoso e que pode ser encontrada em aspargos, morangos e feijões) pode causar uma pior função cognitiva na população em geral.

Onde encontrar a vitamina B12 nos alimentos?

Por mais que os mais famosos sejam as carnes, existem outros alimentos ricos no nutriente. Confira:

Ovos cozidos cortados em prato

Ovos são fontes ricas da vitamina | Imagem: Shutterstock

Peixes

Consumir esse tipo de alimento pode auxiliar, de maneira independente, a obter altas concentrações de vitamina B12 no plasma total do sangue.

Carne

A carne bovina é capaz de colaborar com até 30% na ingestão diária de B12 que o corpo precisa para evitar uma carência de nutrientes. Também pode ser considerada fonte de outros nutrientes como ferro e proteínas.

Leite e derivados

Cerca de 38,5 % da vitamina B12 ingerida diariamente pode provir de alimentos como o leite e seus derivados, sendo ainda mais indicada entre os idosos.

Ovos

Ricos em cobalamina, devem ser consumidos após algum tipo de cocção. É importante evitar a forma crua entre mulheres grávidas devido ao risco de contaminação.

Cereais fortificados

Se você não consome carnes e ovos, uma forma de obter parte da vitamina B12 é por meio de cereais matinais fortificados. Mas vale conferir se o alimento pode fazer parte do seu plano alimentar com o seu nutricionista.

Para conferir mais notícias sobre as propriedades dos alimentos, visite nosso Instagram.

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Sadaf O. et al. B-vitamins and body composition: integrating observational and experimental evidence from the B-PROOF study. European Journal of Nutrition, 2020.

Lederer Ann-K. et al. Vitamin B12 Status Upon Short-Term Intervention with a Vegan Diet—A Randomized Controlled Trial in Healthy Participants. Nutrients, 2019.

Anagha S. et al. Maternal Vitamin B12 Status During Pregnancy and Its Association With Outcomes of Pregnancy and Health of the Offspring: A Systematic Review and Implications for Policy in India. Front. Endocrinol, 2021.

Tahani B. et al. Folate, vitamin B-12, and cognitive function in the Boston Puerto Rican Health Study. Am J Clin Nutr. 2020.

Obeid R. et al. Vitamin B12 Intake From Animal Foods, Biomarkers, and Health Aspects. Wageningen University, 2019.

-

Assine nossa newsletter: