Com equilíbrio e variedade o suco verde pode potencializar sua nutrição
O suco verde tornou-se uma tendência popular no universo da alimentação saudável, prometendo uma explosão de nutrientes, perda de peso e benefícios para a saúde. No entanto, assim como outras dicas e dietas da moda, é importante avaliar os pontos positivos e negativos antes de adotar um hábito ou um alimento na sua rotina diária.
A bebida tem potencial, mas é cercada de muitas crenças erradas. Por isso, vamos destacar os benefícios e segredos que não contam sobre o suco verde para que você possa fazer uma escolha mais consciente e assertiva para sua saúde.
Conteúdo
Os dois lados do suco verde
Lado positivo do suco verde
1. Nutrientes essenciais
O suco verde geralmente é preparado com frutas e folhas de vegetais, uma combinação de ingredientes bastante valiosa para o organismo, pois oferece nutrientes essenciais como a vitamina A, vitamina C e vitamina E e minerais como cálcio e potássio.
2. Hidratação reforçada
Por se tratar de uma bebida, que pode levar água pura ou água de coco, o suco verde é uma alternativa para quem quer potencializar e alternar as fontes de hidratação. Ele ajuda na refrescância durante os dias quentes e ainda oferece outros nutrientes.
3. Estímulo à imunidade
O gengibre, que comumente faz parte das receitas de suco verde, garante nutrientes que apoiam a atuação do sistema imunológico, auxiliando assim na defesa do corpo contra doenças e infecções.
Lado negativo do suco verde
1. Concentração de açúcares
Apesar de ser uma fonte de nutrientes, muitas receitas de suco verde e até versões prontas para consumo no mercado contém uma quantidade significativa de açúcares, ou de adição ou pela quantidade de frutas adicionadas. Isso faz com que a qualidade nutricional da bebida seja reduzida devido aos prejuízos associados ao consumo excessivo de açúcares.
2. Perda de fibras
Naturalmente os ingredientes adicionados ao suco verde contém fibras que contribuem com a saciedade e bom funcionamento intestinal, porém, ao coar a bebida para ingerir, perde-se essa importante parte dos vegetais e os benefícios que ela traz.
3. Não precisa de mastigação
Ao conter bons alimentos, mas sem a necessidade de mastigação, o suco não traz a mesma saciedade proporcionada pelos alimentos sólidos. Isso porque a mastigação é um processo que contribui para a compreensão do cérebro de que o corpo está recebendo alimentos e será nutrido em breve após a digestão.
Quando esse alimento passa rapidamente pelo trato digestório, como ocorre com os sucos, a saciedade pode durar menos e isso interferir na ingestão de alimentos, fazendo com que você coma mais do que se tivesse mastigado tudo.
Como tomar suco verde?
Como trouxemos, existem dois lados do suco verde, o bom e o não tão bom assim. Por isso, preparamos 4 dicas para que você consiga inseri-lo em uma alimentação equilibrada sem prejudicar sua saúde:
- Suco verde é complemento e não substituto
É vital entender que o suco verde, por mais benéfico que seja, não deve substituir refeições inteiras, nem a sua ingestão de água. Ele pode ser um complemento valioso, mas não deve ser a principal fonte de nutrientes em uma dieta.
- Variedade nas receitas
Para que o suco verde contribua com um bom aporte de nutrientes, é importante variar também os ingredientes utilizados, então, aposte em diferentes folhas, frutas e especiarias para aprimorar o sabor e o valor nutricional da bebida, lembrando sempre de não exagerar na quantidade de frutas.
- Moderação nos açúcares e adoçantes
Se possível, tente ingerir seu suco verde apreciando o sabor dos alimentos adicionados à preparação, sem adicionar açúcar ou adoçante. Mas, se o seu paladar ainda não está acostumado e você quer tomar o suco, coloque pouca quantidade.
Apesar de a maioria dos adoçantes não ser calórica, é recomendável a moderação no consumo de todos.
- Evite coar
Se você não coar o suco verde, as fibras não serão perdidas e você poderá usufruir dos benefícios delas para a saúde.
O suco verde deve ser encarado como uma bebida nutritiva sim, mas que não oferece milagres, assim como nenhum outro alimento ou preparação isolada. O suco verde é uma peça do quebra-cabeça de uma dieta saudável, integrá-lo a um plano alimentar equilibrado é a chave para colher seus benefícios.
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais dicas saudáveis!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Você pode se interessar em ler:
- Shots matinais: mitos e verdades sobre as bebidas super nutritivas
- Os surpreendentes benefícios do chá de hibisco para a saúde
- Cardápio completo para emagrecer gastando pouco
Referências
Ballester, P.; Cerdá, B.; Arcusa, R.; Marhuenda, J.; Yamedjeu, K.; Zafrilla, P. Effect of Ginger on Inflammatory Diseases. Molecules 2022, 27, 7223. https://doi.org/10.3390/molecules27217223
Sophie Miquel-Kergoat, Veronique Azais-Braesco, Britt Burton-Freeman, Marion M. Hetherington, Effects of chewing on appetite, food intake and gut hormones: A systematic review and meta-analysis, Physiology & Behavior, Volume 151, 2015, Pages 88-96, ISSN 0031-9384, https://doi.org/10.1016/j.physbeh.2015.07.017.
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.2.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.