E veja também quais alimentos podem compor um cardápio rico no nutriente
O potássio é um nutriente importante para a função celular no corpo. Junto do sódio e do magnésio, ele é responsável pelo controle da pressão arterial. Mas, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, a maioria das pessoas consome muito sódio e pouco potássio por dia. O resultado é o risco de a pressão arterial ficar elevada, favorecendo o desenvolvimento de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC).
Conteúdo
Para que serve o potássio
Um estudo feito na Universidade Southwestern, no Texas (EUA), apontou que os níveis baixos de potássio podem causar retenção sódica e hídrica, diminuindo a excreção de sódio pela urina, aumentando a pressão sanguínea.
Ainda segundo os pesquisadores, uma baixa ingestão de potássio pode levar à disfunção muscular, que, se não tratada, pode resultar em insuficiência respiratória e até em parada cardíaca.
No entanto, seu uso talvez mais conhecido, para tratar as terríveis cãibras, ainda não foi totalmente comprovado em estudos, faltam mais pesquisas para descobrir os reais efeitos.
De acordo com a OMS, os adultos devem consumir, pelo menos 3.510 mg de potássio por dia. Para saber se você está atingindo essa quantidade, faça o nosso teste a seguir.
Teste: você consome a quantidade necessária de potássio por dia?
Além da banana, sua fonte mais famosa, o nutriente está presente em diversos alimentos que devem fazer parte da nossa alimentação diária.
1. Você costuma comer feijão no seu dia a dia?
2. Qual desses itens é indispensável no seu café da manhã?
3. Você consome nozes todos os dias?
4. Qual dessas proteínas você costuma comer com mais frequência?
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), 2011.
WHO issues new guidance on dietary salt and potassium, 2013.
Roan AR. Potassium: friend or foe? Universidade Southwestern, 2017.