fbpx


Rúcula ou agrião: qual deles têm mais nutrientes?

Postado em 14 de junho de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Esses dois vegetais podem oferecer uma série de benefícios para a saúde

Muito além da alface, o brasileiro conta com uma grande diversidade de verduras nas refeições. Duas delas, em especial, podem ser encontradas em feiras, hortifrutis e mercados para compor saladas, sanduíches e sucos: a rúcula e o agrião.

Com sabores característicos que variam entre o picante e o amargo, ambos são ricos em nutrientes e benefícios para a saúde. Mas qual dos dois é mais nutritivo? Para sanar essa dúvida, separamos alguns mitos e verdades sobre a dupla a seguir, baseados em estudos científicos.

É melhor consumir rúcula ou agrião?

Salada de folhas e tomates

Imagem: Freepik

A rúcula tem mais fibras que o agrião

Verdade. Em 100 g de rúcula crua há aproximadamente 2,43 g de fibras alimentares, importantes para a digestão. Já o agrião cru possui cerca de 1,98 g de fibras em sua composição, na mesma quantidade de porção.

Assista também: 5 plantas para ajudar na digestão

A rúcula também é mais rica em ferro do que o agrião

Mito. Dessa vez, o cenário é o inverso. A rúcula apresenta 1,02 mg de ferro, nutriente importante para a prevenção de doenças como a anemia. No caso do agrião, a quantidade é quase o dobro: 2 mg de ferro em 100 g do alimento. Veja a quantidade diária de ferro que você precisa por dia clicando aqui.

O agrião é mais rico em vitamina C do que a rúcula

Verdade. Por mais que ambas as opções sejam fontes importantes dessa vitamina para a saúde, o agrião tem uma quantidade um pouco maior: 71,4 mg. Na rúcula, o valor é 57,8 mg. Conheça os benefícios da vitamina C clicando aqui.

O agrião é mais rico em vitamina A (retinol) que a rúcula

Mito. De fato, o agrião é rico em retinol, e conta com 449 mcg da vitamina em uma porção de 100 g in natura. Porém, a rúcula possui ainda mais vitamina A em sua composição: 564 mcg. O retinol é conhecido por ser um nutriente importante na proteção da saúde da pele e no combate ao envelhecimento precoce.

Então é melhor comer rúcula ou agrião? Os dois! E se você quer saber como inclui-los na alimentação diária, confira nossas dicas para consumir mais vegetais no dia a dia. Uma dieta saudável é possível para todos!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 2020.

-

Assine nossa newsletter: