fbpx

Suplementos para musculação: 4 mitos e verdades

Postado em 24 de junho de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Muita gente usa whey protein na dieta pós-treino, mas será que o produto está mesmo associado ao emagrecimento e ao melhor desempenho físico?

Quem pratica exercícios físicos com frequência sabe que seguir uma dieta com acompanhamento de um nutricionista pode trazer melhorias para os resultados obtidos com o treinamento. Contudo, muitas pessoas fazem uso de suplementos para musculação com o intuito de ganhar mais massa muscular sem a devida orientação, o que sempre levanta a dúvida: será que consumir esses suplementos para musculação é realmente seguro?

Um estudo publicado no Journal of Food Science afirma que o músculo esquelético é um tecido do corpo que tem papéis fundamentais na força, desempenho, função física e regulação do nosso metabolismo. Por esse motivo, pode ser essencial aos atletas ter uma quantidade ideal de massa muscular para garantir o máximo desempenho em seu esporte, e o uso de suplementos pode ajudar nesse processo.

Mas é importante ressaltar que pessoas que praticam as atividades físicas apenas para  fins recreativos (e não participam de competições etc.) não têm necessidade de usar suplementos.

Para saber mais sobre o uso desses suplementos para musculação na dieta pós-treino, confira alguns mitos e verdades.

O que é verdade (e o que não é) sobre os suplementos para musculação

Eles podem ajudar no ganho de massa muscular em atletas, mas é preciso consumi-los do jeito certo, com a orientação adequada.

Homem colocando suplemento em copo

Muitos atletas fazem uso de suplementos | Imagem: Shutterstock

O uso de suplementos para musculação só ajuda quem quer emagrecer

Mito. Quem segue uma dieta com uma correta ingestão de proteínas pode promover ganhos de massa muscular, especialmente quando associado ao treinamento físico.  O emagrecimento, por outro lado, só ocorre quando há também uma ingestão de calorias menor que os gastos diários, que tanto pode levar a uma perda dos quilos extras quanto de massa muscular. Por isso, vale sempre consultar um nutricionista antes de fazer uso de suplementos.

Suplementos para ganho de massa muscular podem ajudar no desempenho físico

Parcialmente verdade. Exercícios como o levantamento de peso podem causar danos ao tecido muscular. Um estudo feito em camundongos e divulgado no European Journal of Nutrition aponta que o whey protein pode ajudar na melhora das defesas antioxidantes, além de ser uma fonte de proteína que pode melhorar o desempenho físico. Porém, ainda faltam testes conclusivos em humanos para saber ao certo a efetividade do suplemento.

Vale lembrar que os estudos que avaliam o uso de suplementos focam na melhora do desempenho esportivo relacionada a exercícios extenuantes, exercícios que são realizados por atletas com finalidade competitiva, e não por praticantes de atividade física. Para atletas, a associação de suplementos com uma dieta balanceada e acompanhamento nutricional pode estar relacionada a ganho de massa e melhora de resultados.

O consumo de carboidratos isoladamente pode ser melhor do que o consumo de carboidratos com whey protein

Mito. Pesquisadores da University of Texas Medical Branch apontaram que, após um exercício de resistência (como uma corrida longa), consumir uma mistura de whey protein, aminoácidos e carboidratos pode estimular mais a síntese de proteína muscular do que ingerir o carboidrato isoladamente. A mistura também mostrou prolongar o efeito anabólico no corpo, o que influencia em ganho de massa muscular e ajuda os músculos a se recuperarem mais rapidamente.

O whey protein pode ser melhor que a caseína ou a proteína de soja para quem busca aumento de massa muscular

Verdade. O whey protein, segundo o estudo publicado no Journal of Food Science, é uma das proteínas de maior qualidade, devido ao seu conteúdo de aminoácidos e digestibilidade rápida. Portanto, seu consumo pode ter uma capacidade robusta de estimular a proteína muscular em maior grau do que outras proteínas, como a caseína e a soja.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Kenji F. et al. Whey protein precludes lipid and protein oxidation and improves body weight gain in resistance-exercised rats. European Journal of Nutrition, 2011, Volume 50, Number 5.

Wolfe R. et al. Effect of an Amino Acid, Protein, and Carbohydrate Mixture on Net Muscle Protein Balance after Resistance Exercise. University of Texas Medical Branch, 2014.

Devries M. et al. Supplemental Protein in Support of Muscle Mass and Health: Advantage Whey. Journal of Food Science, 2015.

Leia também