fbpx


5 alimentos para comer antes do treino

Postado em 29 de agosto de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Fontes de carboidratos aliadas a proteínas são boas escolhas

O que você costuma comer antes da prática de atividade física? Muita gente se questiona sobre os melhores alimentos para comer antes do treino e, de fato, a escolha do alimento ideal pode influenciar no seu desempenho e na sua saúde. Por isso, é importante fazer uma refeição equilibrada nesse momento.

Um estudo publicado na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva avaliou a alimentação pré-treino de praticantes de musculação e apontou que aqueles que não adequaram o consumo de carboidrato, bem como de suplementos utilizados antes do treino, estavam mais propensos a ter comprometimento do desempenho, com relatos de hipoglicemia, fadiga e diminuição do tônus muscular. Portanto, é importante buscar o auxílio de um nutricionista esportivo para receber a melhor orientação.

A seguir, a nutricionista especializada em metabolismo esportivo, Ana Paula Ferreira Kurazumi, destaca cinco alimentos liberados para o consumo antes da atividade física.

Alimentos para comer antes do treino

É preciso consumir os nutrientes certos para gerar energia e contribuir para os objetivos da atividade física.

Mesa com ovos, carnes e oleaginosas

O consumo de alimentos ricos em proteína no pré-treino é benéfico para quem busca ganho de massa muscular | Imagem: Shutterstock

Óleo de coco

A nutricionista Ana Paula explica que o alimento é uma gordura saturada, mas que uma fração do óleo contém TCM (Triglicérides de Cadeia Média) que são rapidamente metabolizados pelo organismo e utilizados preferencialmente para a geração de energia e, por isso, não são armazenados como gordura no tecido adiposo. “O óleo de coco é muito utilizado em conjunto com o café, já que a cafeína é dopaminérgica, ou seja, ajuda a melhorar o rendimento e aumentar o foco e a performance do praticante”, destaca. O consumo deve ser feito com moderação por ser uma fonte de gordura saturada e energia.

Ovos com cúrcuma

O consumo de proteína, como o ovo, no pré-treino pode ser benéfico para quem busca ganho de massa muscular, já que o nutriente deve ser ingerido no decorrer do dia, de forma fracionada, para melhorar a síntese de massa magra. Já a cúrcuma, segundo a nutricionista, presente no açafrão-da-terra, tem uma atividade anti-inflamatória potente que contribui para a recuperação muscular após o treino. Seu efeito pode ser ainda mais intensificado quando consumida junto com uma pitada de pimenta-do-reino.

Banana + amendoim com casca

A banana é boa fonte de carboidrato e fornece energia de forma rápida para os praticantes de atividade física. Ana Paula ressalta que o conjunto de carboidrato + gordura boa irá fornecer energia durante o treino inteiro, controlando melhor a liberação de carboidratos. Já a casca do amendoim possui resveratrol, que pode melhorar a disponibilidade de energia via mitocôndria (dentro das células).

Açaí

A fruta em sua forma natural possui antocianinas, que têm como função diminuição de citocinas inflamatórias, sendo consideradas anti-inflamatórias. Se consumida com um carboidrato como a banana, irá fornecer energia e melhorar o rendimento durante o treino. Mas a nutricionista reforça que não vale a pena consumir o açaí misturado com açúcar ou xarope de guaraná nesses casos.

Batata doce

Ela é considerada um carboidrato complexo, ou seja, possui fibras que chegam de forma lenta na corrente sanguínea, fornecendo energia durante o treino inteiro. “Gosto de associar com uma fonte de proteína, como ovos. Para os veganos, comer junto com o amendoim com casca é a alternativa”, conclui Ana Paula.

Já para depois do treino, para repor os nutrientes perdidos e promover a recuperação muscular e o ganho de massa magra, opte por carboidratos de rápida absorção, aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais. Veja aqui uma receita de lanche pós-treino que combina tudo isso.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Ana Paula Kurazumi é nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Possui especialização em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional pelo Imen Educação, Nutrição Esportiva pelo Ganep Educação e é pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro de Nutrição Funcional VP.

Costa e Lima C. et al. Avaliação do consumo alimentar no pré-treino em praticantes de musculação. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, 2013.

Assine nossa newsletter: