Entenda as diferenças entre os tipos de suplementos à base do soro de leite
O leite é um dos alimentos mais consumidos ao redor do mundo, sendo famoso por suas propriedades nutricionais como o cálcio e as proteínas. E quando essas últimas são extraídas como forma de suplemento do soro lácteo, elas podem dar origem ao famoso whey protein, que pode ser isolado ou concentrado.
Encontrado em forma de pó, bebidas ou misturado em barras proteicas, esse ingrediente é obtido após uma concentração suficiente de proteína ser atingida durante a extração. E é neste processo que acaba acontecendo a diferenciação entre o whey concentrado e o isolado.
O primeiro consiste em até 80% da proteína do leite em seu peso, enquanto os 20% restantes são formados por carboidratos e gorduras, incluindo a lactose. Já o isolado aumenta a quantidade de proteínas em 90%. Porém, será que isso faz diferença na hora de consumir um deles?
Resolvemos esclarecer as principais dúvidas a respeito do whey protein por meio de mitos e verdades, baseados em estudos científicos. Confira:
Conteúdo
- 1 4 mitos e verdades sobre o whey protein isolado e concentrado
- 1.1 O whey protein isolado possui os mesmos efeitos para o corpo do que o concentrado.
- 1.2 Quem tem intolerância à lactose deve optar pelo whey protein concentrado.
- 1.3 O whey protein hidrolisado pode facilitar a síntese proteica nos músculos.
- 1.4 O whey protein pode ser usado como a única fonte de proteínas para o organismo.
4 mitos e verdades sobre o whey protein isolado e concentrado
O whey protein isolado possui os mesmos efeitos para o corpo do que o concentrado.
Parcialmente verdade. Sabe-se que, além da concentração um pouco maior de proteínas, o isolado possui ainda uma quantidade menor de gorduras e carboidratos, por consequência. Mas por outro lado, o custo do isolado tende a ser mais caro do que o do concentrado.
Ainda assim, os tipos de aminoácidos presentes em ambos os tipos são praticamente similares, já que sua origem é a mesma. Portanto, na prática, a diferença é considerada mínima no dia a dia.
Quem tem intolerância à lactose deve optar pelo whey protein concentrado.
Mito. Na verdade, intolerantes à lactose devem procurar por ajuda nutricional na hora de escolher suplementos de proteína. E na maioria das vezes, a indicação consiste em optar pelo whey protein isolado, que tende a apresentar menos, ou praticamente nenhum, grama de lactose na fórmula.
O whey protein hidrolisado pode facilitar a síntese proteica nos músculos.
Parcialmente verdade. Além do whey protein isolado e concentrado, existe também a versão hidrolisada, que nada mais é do que uma versão com maior quebra de proteínas, deixando-as assim como seu nome sugere. A diferença, segundo estudos, está na absorção das proteínas nos músculos que a versão hidrolisada permite, porém, muitos estudos questionam essa eficácia. A maioria dos que comprovam tal efeito foi realizada em camundongos, e portanto, faltam dados que comprovem a eficácia em humanos.
O whey protein pode ser usado como a única fonte de proteínas para o organismo.
Mito. Apesar de suplementos proteicos serem indicados para quem realiza treinos constantemente, não se deve deixar de lado uma alimentação apropriada e que ofereça fontes de proteínas diariamente. O consumo de aves, queijos, ovos e iogurtes, por exemplo, deve ser mantido, pois fornece além de proteínas, outros nutrientes essenciais para o organismo.
Para os vegetarianos e veganos, também existem fontes de proteínas como as leguminosas, por exemplo o feijão e o grão de bico, além de cereais como a quinoa.
Quer saber mais sobre suplementos esportivos? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Dairy Processing. 2021.
Nuno M. et al. Intake of whey isolate supplement and muscle mass gains in young healthy adults when combined with resistance training: a blinded randomized clinical trial (pilot study). J Sports Med Phys Fitness, 2020.
Fui C. et al. Efficacy and Safety of Whey Protein Supplements on Vital Sign and Physical Performance Among Athletes: A Network Meta-Analysis. Front. Pharmacol., 2019.
Kyosuke N. et al. Effects of whey protein hydrolysate ingestion on post-exercise muscle protein synthesis compared with intact whey protein in rats. BMC Nutrition e Metabolism, 2019.
Scott C. et al. Whey Protein Isolate Supplementation While Endurance Training Does Not Alter Cycling Performance or Immune Responses at Rest or After Exercise. Front. Nutr., 2019.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.