Consumo de bebida alcoólica e refrigerante está associado com a gordura no fígado

Postado em 23 de maio de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Bebidas açucaradas e alcoólicas podem causar riscos à saúde do fígado e ao coração

Mulher abrindo late de bebida

O consumo excessivo dessas bebidas pode impactar sua saúde | Imagem: Shutterstock

No seu almoço, não pode faltar um copo de refrigerante como acompanhamento? Ou então você tem o costume de tomar uma latinha de cerveja após o final do expediente, todos os dias? Saiba que esses hábitos podem estar associados à saúde do seu fígado, e por isso, é preciso ter cuidado para não exagerar.

De acordo com um estudo publicado no The Journal of Nutrition, a ingestão de bebidas alcoólicas e/ou açucaradas pode estar associada ao surgimento da gordura no fígado, considerada a principal causa de doenças hepáticas crônicas.

Além disso, essa gordura também pode estar ligada a outros problemas de saúde, como por exemplo, o aumento do risco de doenças cardiovasculares.

Álcool e refrigerante x gordura no fígado

Para entender a associação entre álcool e refrigerante e o risco de gordura no fígado, os cientistas avaliaram o consumo habitual de bebidas alcoólicas e não alcoólicas por meio de um questionário de frequência alimentar. Como resultado da análise, cada porção de bebida alcoólica extra por dia estava relacionada à presença de mais gordura no fígado.

Já a substituição de bebidas alcoólicas por leite foi associada a menos gordura no fígado, enquanto a substituição por bebidas adoçadas com açúcar foi associada à gordura em uma extensão semelhante com a do álcool.

Com isso, os cientistas sugerem que a ingestão de álcool e bebidas açucaradas, como os refrigerantes, pode contribuir para o acúmulo de gordura no fígado. Mas, mais estudos são necessários para entender os efeitos por trás desses dois consumos.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Esther V. E. et al. Consumption of Alcoholic and Sugar-Sweetened Beverages is Associated with Increased Liver Fat Content in Middle-Aged Men and Women. The Journal of Nutrition, 2019.

Leia também



Assine nossa newsletter: