A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é comemorada, todos os anos, entre os dias 1 e 7 de agosto, em mais de 170 países, com o objetivo de encorajar esta prática e fomentar a saúde dos recém-nascidos de todo o mundo.
A data evoca a Declaração Innocenti, assinada pelos responsáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em agosto de 1990, comprometendo-se a proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.
Em 2016, a SMAM tem o propósito de demonstrar como o aleitamento materno é fundamental para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável e propor ações para melhorar as políticas e programas de proteção, promoção e apoio do aleitamento materno.
O aleitamento materno é a melhor forma de fornecer, aos recém-nascidos, os nutrientes de que necessitam. A Unicef recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de vida e a sua manutenção, com alimentos complementares, pelo menos, até ao segundo ano de vida.
Bibliografia
Serviço Nacional de Saúde. Semana Mundial do Aleitamento Materno. Disponível em: https://www.sns.gov.pt/noticias/2016/08/03/semana-mundial-do-aleitamento-materno/. Acessado em: 05/08/2016.
OPAS/OMS. Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016. Disponível em: http://www.paho.org/hq/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=35507&Itemid=270&lang=es. Acessado em: 05/08/2016.
World Breastfeeding Week. Aleitamento materno – presente saudável, future sustentável. Disponível em: http://worldbreastfeedingweek.org/images/wbw2016-af-por.jpg. Acessado em: 05/08/2016.