Escore para diagnóstico de Sarcopenia utilizando biomarcadores séricos

Postado em 10 de julho de 2018 | Autor: Ana Carolina Vicedomini

Considerando que os métodos comumenteutilizados para diagnóstico da Sarcopenia podem ser onerosos, Kwak ecolaboradores realizaram estudo com objetivo de verificar se biomarcadoresmoleculares podem ser eficientes para o diagnóstico precoce e prognósticoda sarcopenia na prática clínica.

Para isso, 96 pacientes com idade superiora 60 anos foram avaliados, sendo que 50 idosos apresentavam diagnóstico desarcopenia moderada e 46 idosos não apresentavam alteração de força e massamuscular. Os grupos realizaram exames de BIA para avaliação de massa muscularesquelética apendicular (ASM), força de preensão da mão dominante, e avelocidade de caminhada de 4m. Também, foram avaliados 21 biomarcadores séricos.

Os autores desenvolveram um escore de risco a partir de quatrobiomarcadores séricos, incluindo aqueles que diferiramsignificativamente entre o grupo saudável e com sarcopenia: Interleucina 6(IL-6), proteína secretada ácida e ricaem cisteína(SPARC), Fator de inibição da migração de macrófagos (MIF) e  Fator de Crescimento Semelhante a Insulina 1 (IGF-1). Foi realizada análise de regressão paramúltiplos biomarcadores, e a pontuação de risco para cada indivíduo foicalculada como a soma da pontuação de risco para cada biomarcador, que foiderivada da multiplicação do nível sérico de um biomarcador pelo coeficientecorrespondente. Posteriormente, os indivíduos foram divididos em dois grupos(alto e baixo risco de sarcopenia), utilizando o corte mediano do escore derisco como um limiar.

A frequência desarcopenia clinicamente identificada foi significativamente maior no grupo dealto risco pelo escore do que no grupo de baixo risco (p = 0,002, intervalo deconfiança de 95% (IC) = 1,56-11,59), indicando que a análise de biomarcadores éclinicamente valiosa para o diagnóstico da doença. O melhor valor de cortede 1,529 apresentou sensibilidade de 70,0% e especificidade de 78,3% (IC95% = 2,80-21,69,p <0,0001).

Os resultadossugerem que o escore de risco baseado em múltiplos biomarcadores selecionados demonstrabom valor preditivo para a sarcopenia.

 

Referência:

KWAK, Ju Yeon et al. Prediction
of sarcopenia using a combination of multiple serum biomarkers. Scientific Reports
,
[s.l.], v. 8, n. 1, p.1-10, 5 jun. 2018. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1038/s41598-018-26617-9.

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter