A Secretaria do Desenvolvimento Social lançou no dia 14 de dezembro a campanha “Segunda Sem Carne” dentro do programa de restaurantes populares Bom Prato, do governo do estado de São Paulo. A primeira unidade beneficiada é a de Santo Amaro, que atende 2,5 mil pessoas por dia, e já está substituindo a carne por proteína vegetal toda segunda-feira. As outras 48 unidades do “Bom Prato” iniciarão a nova rotina gradativamente ao longo de 2016.
A Campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta, convidando-as a tirá-los do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores. A intenção é que, até o final desse ano, todas as 49 unidades, que servem almoço ao preço de R$1,00, adotem a campanha.
O projeto, quando totalmente implementado, beneficiará mais de 80 mil pessoas a cada segunda-feira com uma alimentação saborosa e rica em proteínas e outros nutrientes, mas sem a presença da carne.
A ideia partiu da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e do deputado estadual Roberto Tripoli (PV-SP), que levaram a proposta à Secretaria do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Antes do início da Segunda Sem Carne no Bom Prato, foram realizados dois testes cegos com os frequentadores, ambos com mais de 90% de aprovação. No cardápio do lançamento, foi servido: quibe de proteína de soja, arroz, feijão, pão, farinha, seleta de legumes (batata, cenoura e chuchu), salada de alface, acompanhado por suco de frutas vermelhas e banana como sobremesa.
A ideia do projeto é possibilitar que a população, inclusive de baixa renda, descubra novos sabores e perceba que é possível ter uma refeição farta, saborosa e nutritiva sem carne.
Quando o programa estiver inteiramente implementado, os restaurantes “Bom Prato” deixarão de comprar, juntos, cerca de 30 mil quilos de carne, que serão substituídos por fontes vegetais de proteína.
A Segunda Sem Carne, que agora alcançou os restaurantes populares do estado, já existia na rede municipal de ensino de São Paulo.
Referência (s)
Sociedade Vegetariana Brasileira. “Segunda Sem Carne” no programa Bom Prato. Disponível em: http://www.svb.org.br/2314-segunda-sem-carne-chega-ao-programa-de-restaurantes-populares-bom-prato. Acessado em: 11/03/2016.