fbpx

Alta ingestão de gordura saturada aumenta o risco de câncer de ovário

Postado em 18 de dezembro de 2015 | Autor: Alweyd Tesser

Uma metanálise publicada no The American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que a alta ingestão de alimentos contendo gordura saturada apresenta maior risco de desenvolvimento de câncer de ovário epitelial invasivo.

Conduzido por Merritt e colaboradores, o estudo avaliou a ingestão alimentar de 28 alimentos/grupos alimentares e 29 nutrientes estimados a partir de um questionário dietético aplicado em um grande estudo europeu, o EPIC (European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition), contendo 1095 casos. Os 4 alimentos e/ou nutrientes que foram estatisticamente associados ao risco de câncer de ovário no estudo EPIC foram avaliados em participantes de um outro estudo, o NLCS (Netherlands Cohort Study) com 383 casos.

Os 4 fatores dietéticos associados com o risco de câncer de ovário no estudo EPIC foram colesterol, gordura saturada, gordura poli-insaturada e banana e, de acordo com os resultados, nenhum desses 4 fatores foram estatisticamente significantes quando aplicados ao estudo NLCS. No entanto, uma metanálise dos dois estudos observou que a alta ingestão de gordura saturada foi associada a um maior risco de câncer de ovário epitelial invasivo.

“Nos resultados combinados do estudo EPIC e NLCS, observamos uma associação positiva entre o risco de câncer de ovário epitelial invasivo e uma alta ingestão de gordura saturada”, concluem os autores. No entanto, não há evidências de uma relação dose-resposta”, afirmam.

Referência (s)

Merritt MA, Tzoulaki I, van den Brandt PA, Schouten LJ, Tsilidis KK, Weiderpass E, Patel CJ, et al. Nutrient-wide association study of 57 foods/nutrients and epithelial ovarian cancer in the European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition study and the Netherlands Cohort Study. Am J Clin Nutr. 2015 [Epub ahead of print].

Leia também