>


Apneia do sono aumenta o risco de doenças cardiometabólicas

Postado em 8 de julho de 2017 | Autor: Alweyd Tesser

A apneia obstrutiva do sono (SAOS) de leve a moderadaestá associada a maior risco de hipertensão e diabetes, sugerem dadospreliminares de dois estudos apresentados no SLEEP 2017: 31º Encontro Anual dasAssociated Professional Sleep Societies.

Os dois estudos envolveram a Penn State Adult Cohort, uma amostra aleatória da população geralde 1741 adultos. Os participantes completaram uma entrevista médica completa noinício do estudo e passaram uma noite no laboratório do sono. Aqueles comíndice de apneia-hipopneia (IAH) menor que 30, e sem hipertensão (n = 787) oudiabetes (n = 1250) no início do estudo foram reavaliados após 10 anos.

A SAOS leve foi definida com um IAH de 5 a 14,9 e a SAOSmoderada como um IAH de 15 a 29,9. As taxas de incidência de hipertensão ediabetes foram 25,2% e 10,2%, respectivamente.

Na análise ajustada para múltiplas variáveis, tanto aSAOS leve quanto a moderada, mesmo quando assintomáticas, estavam associadas amaior risco de hipertensão. A associação entre SAOS e hipertensão foisignificativamente maior em adultos jovens do que em idosos (SOAS x interaçãocom idade; P = 0,01).

O risco de diabetes foi significativamente aumentado coma SAOS moderada, mas não com a leve, após ajuste para múltiplos fatores.

“Observamos que mesmo a apneia leve estavafortemente associada a risco aumentado em 4 vezes de desenvolver hipertensão emcomparação com indivíduos sem apneia obstrutiva e, de forma semelhante, aapneia moderada esteve associada a risco aumentado de desenvolver diabetes emcerca de 3 vezes em comparação com indivíduos sem apneia do sono”,concluem os autores.

“Dadas as fortes associações entre apneia do sono eanormalidades metabólicas neste grupo de idade, deve-se dar ênfase nomonitoramento anual dos índices de sintomas cardiometabólicos e nasintervenções de estilo de vida, como controle de peso, dieta saudável,exercícios regulares e controle do estresse”, afirmam.

Referências

SLEEP 2017: 31º Encontro Anual das Associated Professional Sleep Societies. Resumos 0424 e 0426.
Apresentados em 5 de junho de 2017

Mild-to-Moderate Sleep Apnea Ups Risk for Hypertension,
Diabetes – Medscape – Jun 19, 2017. Disponível em: http://www.medscape.com/viewarticle/881810

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter