Associações entre sobrepeso e saúde metabólica com envelhecimento bem sucedido

Postado em 27 de fevereiro de 2020 | Autor: Marcella Gava

Fizeram parte do estudo 1309 participantes e foram acompanhados durante 32 anos

Estudo avaliou coorte masculina socioeconômica e etnicamente homogênea e comparou características do envelhecimento em homens com peso normal e saudáveis metabolicamente (NSM), peso normal não saudável matabolicamente (NNSM), sobrepeso/obesidade saudáveis metabolicamente (SSM), e sobrepeso/obeso não saudável matabolicamente (SNSM). Foram obtidos dados de lipidograma, glicemia, pressão sanguínea e circunferência da cintura, e informações sobre saúde, estilo de vida e qualidade de vida (HRQoL) ao início e durante todo o acompanhamento. Para definição de envelhecimento bem-sucedido foi considerada a qualidade de vida relacionada à saúde e longevidade.

Fizeram parte do estudo 1309 participantes, sendo que destes 37% eram NSM, 2% NNSM, 41% SSM, e 20% SNSM. No início do acompanhamento, o grupo SSM apresentou maiores valores de pressão sanguínea e triglicérides e menores de HDL, maior consumo de álcool e maior incidência de tabagismo que o grupo NSM. No grupo SNSM todos os fatores de risco e variáveis de estilo de vida foram menos favoráveis ao compará-las aos grupos SSM e NSM.

Durante os 32 anos de acompanhamento, 947 (72,3%) dos participantes morreram.  Os indivíduos SNSM tiveram a maior mortalidade (79,7%), enquanto a mortalidade nos outros grupos foi semelhante (SSM 70,6%; NSM 69,2%), mas as diferenças desapareceram com o ajuste de variáveis. A porcentagem de homens que viveram até 90 anos foi de 15,6 , 19,1 e 25,6 nos grupos SNSM, SSM e NSM, respectivamente. Homens SNSM tinham e homens SSM tendiam a ter menores chances de atingir 90 anos de idade após todos os ajustes.

Assim, os autores concluíram que as causas de mortalidade não foram afetadas pela presença de excesso de peso. No entanto, o sobrepeso, mesmo quando não associado à alterações metabólicas, tendeu a prejudicar o envelhecimento saudável.

 

Referência:

Jyväkorpi SK et al. Associations of overweight and metabolic health with successful aging: 32-year follow-up of the Helsinki Businessmen Study. Clin Nutr. 2019 Jun 21.

Leia também