Consumir bebidas alcoólicas diariamente aumenta o risco de câncer de mama

Postado em 10 de junho de 2017 | Autor: Alweyd Tesser

Dadosde um relatório publicado pelo AmericanInstitute for Cancer Research (AICR) e pelo Wordl Cancer Research Fund (WCRF) demonstram que uma dose de bebidaalcoólica por dia aumenta o risco de câncer de mama.

Foramrevisados 119 estudos, com mais de 12 milhões de mulheres e mais de 260 milcasos de câncer de mama.

Deacordo com os autores, a relação entre ingestão de álcool e câncer de mama, jáera conhecida. No entanto, não havia dados sobre a quantidade exata de álcoolnecessária para elevar o risco.

Deacordo com os resultados, beber meia taça de vinho ou um pequeno copo decerveja por dia (cerca de 10g de álcool) pode aumentar o risco de câncer demama em 5% para mulheres pré-menopáusicas e em 9% para mulherespós-menopáusicas.

Poroutro lado, o relatório também descobriu que exercícios de alta intensidade(como corrida ou ciclismo) reduzem o risco de câncer de mama tanto em mulherespré quanto pós-menopáusicas, e fortes evidências confirmaram achados anterioresde que exercícios moderados (como caminhada e jardinagem) também diminuem orisco em mulheres pós-menopáusicas.

Emmulheres pré-menopáusicas, foi observada uma redução de risco estatisticamentesignificativa de 17% (risco relativo, RR, de 0,83) quando mulheres com níveismais altos de atividade física foram comparadas às menos ativas.

Omesmo efeito protetor foi observado em mulheres pós-menopáusicas, mas em menorgrau; as mulheres mais ativas tiveram uma redução de 10% no risco (RR de 0,90),o que ainda era estatisticamente significativo.

Alémdisso, atividade física em geral também foi associada com uma redução no riscopara carcinoma de mama de 13% (RR de 0,87) em mulheres pós-menopáusicas.

“Esterelatório afirma claramente que uma dose de bebida alcoólica por dia aumenta orisco. Esta é uma informação muito importante”, concluem os autores. “Comeste estudo completo e atualizado, a evidência é clara. Ter um estilo de vidafisicamente ativo, manter um peso saudável ao longo da vida e limitar aingestão de álcool – são essas as medidas que as mulheres podem tomar paradiminuir o risco”, afirmam.

World Cancer Research Fund
International / American Institute for Cancer Research. Continuous Update
Project Report: Diet, Nutrition, Physical Activitiy abd Breast Cancer. 2017.
Disponível em: www.wcrf.org/breast-cancer-2017. Acesso em: 07/06/2017.

Cadastre-se e receba nossa newsletter