Consumo de fórmulas infantis e obesidade

Postado em 6 de fevereiro de 2018 | Autor: Michelle G. Barone

Com o objetivo de avaliar arelação entre o consumo de fórmulas infantis, o volume consumido, o crescimentode crianças, e a prevalência de sobrepeso e obesidade, Huang e colaboradoresrealizaram estudo prospectivo e observacional com 1093 participantes. Ascrianças foram avaliadas com 3 meses de idade e divididas nesse momento em 3grupos: alimentadas com leite materno (LM), alimentadas com baixo volume defórmula infantil – <840ml/dia (BVF), e alimentadas com alto volume defórmula infantil – ≥840 ml/dia (AVF).

Uma entrevista foi realizada comos responsáveis aos 3, 6 e 12 meses de idade das crianças. As informaçõescoletadas incluíram questões sobre práticas alimentares, qualidade de sono euso de suplementos nutricionais. Foram aferidos o peso e o comprimento ecalculados os índices em escore z de peso para comprimento (P/C) e IMC para aidade (IMC/I).

Os autores observaram que as mãesdo grupo LM tinham maior prevalência de IMC adequado no pré parte e realizarammenos cesarianas que as mães dos grupos BVF e AVF.

63,7% dos bebês tiveramintrodução de alimentos sólidos antes dos 6 meses de idade. Os valores isoladosde peso e comprimento do grupo AVF foram maiores que os valores do grupo LM. Adiferença no escore P/C entre o grupo LM e BVF e LM e AVF só foi significativaaos 12 meses, e a diferença no escore IMC/I foi significativa aos 6 e aos 12meses quando comparado grupo LM e AVF, e apenas aos 12 meses quando comparado ogrupo LM ao BVF. O grupo AVF foi o que teve maior aumento de P/C E IMC/I.

Os autores concluíram quecrianças que consomem alto volume de fórmula ganham mais peso corporal, o quepode ter relação com aumento de excesso de peso e obesidade. Sugerem, então,que esse alto consumo seja evitado e que sejam realizados estudos para avaliaros mecanismos para a associação observada.

 

Referência: 

Huang J, Zhang Z, Wu Y, Wang Y, Wang J, Zhou
L2, Ni Z, Hao L, Yang N, Yang X. Early
feeding of larger volumes of formula milk is associated with greater body
weight or overweight in later infancy.
Nutr J. 2018 Jan 24;17(1):12.

 

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter