>


Curcumina ajuda na diminuição da inflamação na síndrome metabólica

Postado em 5 de fevereiro de 2015 | Autor: Alweyd Tesser

 

Em estudo publicado na revista Clinical Nutrition, pesquisadores descobriram reduções significativas nos sinais de inflamação de pacientes com síndrome metabólica suplementados com curcumina.

A curcumina é o pigmento que confere a cor amarela ao açafrão e a maior parte dos efeitos terapêuticos deste composto são suas propriedades antioxidante e anti-inflamatórias. Segundo os autores, o interesse pelo desenvolvimento do estudo partiu do fato de que essas propriedades foram mostradas em estudos experimentais, mas poucos estudos foram aplicados em humanos.

Os pesquisadores conduziram um estudo duplo-cego placebo controlado no qual 100 homens com diagnóstico de síndrome metabólica tomaram suplementos de curcumina (1g/dia) ou placebo todos os dias durante oito semanas. No início e no final do estudo os autores avaliaram as atividades séricas da superóxido dismutase (SOD; enzima antioxidante que catalisa a dismutação do superóxido em oxigênio e peróxido de hidrogênio) e concentrações de malondialdeído (MDA; marcador para estresse oxidativo) e proteína C-reativa (PCR).

Os resultados demonstram que o grupo curcumina (n=50) teve melhora significativa na atividade da SOD (p <0,001) e redução do MDA (p <0,001), em comparação com o grupo placebo (n=50). Além disso, houve um efeito significativo da curcumina na redução da concentração sérica de PCR.

“Os resultados de nossos estudos, juntamente com os achados clínicos relatados por outros grupos, indicam a utilidade do uso diário de suplemento de curcumina para a prevenção e tratamento de várias doenças”, concluem os autores. 

 

Referência (s)

Panahi Y, Hosseini MS, Khalili N, Naimi E, Majeed M, Sahebkar A. Antioxidant and anti-inflammatory effects of curcuminoid-piperine combination in subjects with metabolic syndrome: A randomized controlled trial and an updated meta-analysis. Clin Nutr. 2015 [Epub ahead of print]

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter