Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), 800 milhões de pessoas são subnutridas crônicas, sendo 159 milhões de crianças menores de 5 anos e mais de 2 milhões apresentam carências de micronutrientes. Por outro lado, 600 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com obesidade.
Reconhecendo a necessidade de erradicar a fome e evitar todas as formas de desnutrição, em todo o mundo, no dia 01 de abril de 2016, em Nova Iorque, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), aprovou a resolução que define a DÉCADA DE AÇÃO PARA A NUTRIÇÃO, compreendendo o período de 2016 a 2025.
A FAO e a OMS serão as lideranças para que a implementação da Década de Ação para a Nutrição ocorra efetivamente, e contarão com a colaboração do Programa Mundial de Alimentos (PMA), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
O diretor geral da FAO, José Graziano da Silva, afirma que “esta resolução coloca a nutrição no centro do desenvolvimento sustentável e reconhece que a melhoria da segurança alimentar e nutricional são essenciais para alcançar a Agenda 2030”, e ainda acrescenta que “As crianças não podem colher plenamente os benefícios da escolaridade se não obtêm os nutrientes de que necessitam; e as economias emergentes não vão atingir seu pleno potencial se os seus trabalhadores estão cronicamente cansados porque suas dietas são desequilibradas. É por isso que damos as boas-vindas à Década de Ação sobre Nutrição e estamos ansiosos para ajudar a torná-la um sucesso”.
Portanto, estima-se que a ONU, FAO, lideranças locais, profissionais de saúde e sociedade civil somem esforços para que as ações voltadas para alimentação e nutrição com a finalidade de possibilitar o acesso aos alimentos de forma adequada e sustentável possam acontecer durante essa Década de Ação Para Nutrição, e que os avanços que venham a acontecer perdurem posteriormente para que todas as formas de “má nutrição” (desde a subnutrição ou a obesidade), sejam erradicadas de todo o mundo.
Referência (s)
Organização das Nações Unidas. Assembleia Geral da ONU proclama Década de Ação sobre Nutrição (2016-2025). Disponível em: https://nacoesunidas.org/assembleia-geral-da-onu-proclama-decada-de-acao-sobre-nutricao-2016-2025/. Acessado em: 22/04/2016