fbpx

Efeitos da suplementação de vitamina E para pacientes com doença renal diabética

Postado em 22 de fevereiro de 2021 | Autor: Marcella Gava

Foram utilizadas cápsulas de vitamina E enriquecidas com tocotrienol

A doença renal diabética é uma complicação do diabetes que leva a falência renal. Esta doença é complexa e sem muitas opções de tratamento.

O estudo conduzido por Koay, determinou os efeitos de altas doses de vitamina E enriquecida com tocotrienol (vitETT) na doença renal diabética (DRD) através da avaliação da creatinina sérica, taxa de filtração glomerular estimada (TFG) e razão de albumina urinária (RAU), além de investigar os efeitos da vitETT em marcadores anti-fibróticos TGF-β1. Para isso, selecionaram pacientes com DRD entre 18 e 75 anos para participarem do estudo. Foram realizadas medidas antropométricas, aferição de pressão arterial, coleta de amostras de sangue e urina para as análises e randomizados em grupo intervenção, recebendo 200mg de vitETT duas vezes ao dia, e em grupo controle, que recebeu cápsulas contendo óleo de palma sem tocotrienol duas vezes ao dia também. Os participantes foram acompanhados durante um ano, recebendo visitas a cada dois meses nesse período. Em todas as visitas os pacientes repetiam todos os exames e avaliações.

Fizeram parte do estudo 59 pacientes com DM tipo 2 e DRD, sendo 31 no grupo intervenção e 28 no grupo controle, com idade média de 67 anos e maioria homens. Após seis meses do estudo, o grupo intervenção apresentou redução significativa da creatinina sérica e uma tendencia a redução da RAU em comparação ao grupo controle. Aos oito meses do estudo, a suplementação melhorou significativamente a função renal, com significativo aumento da TFG e redução da creatinina sérica, em comparação ao controle, as quais se mantiveram até os 12 meses. Foi realizado wash-out (período sem suplementação) de seis meses e após esse período as diferenças entre os grupos desaparecerem e as medidas se tornaram semelhantes entre os grupos novamente.

Dessa maneira, os autores demonstraram que a suplementação de vitamina E enriquecida com tocotrienol durante 12 meses amenizou a progressão da DRD, especialmente em pacientes em estágio 3, melhorando a função renal, através da redução sérica de creatinina e melhora da TFG. Após seis meses sem a intervenção, não houve melhora na creatinina ou TFG.

Referência 

Koay YY et al.  A Phase IIb Randomized Controlled Trial Investigating the Effects of Tocotrienol-Rich Vitamin E on Diabetic Kidney Disease. Nutrients. 2021 Jan; 13(1): 258.

Leia também



Assine nossa newsletter: