fbpx

Efeitos da vitamina D e CLA na síntese muscular em idosos

Postado em 14 de setembro de 2020 | Autor: Roberta Ciudi

A suplementação de vitamina D e Ácido Linoleico não possuem efeitos anabólicos em idosos sedentários

O envelhecimento está associado com a perda progressiva de massa muscular que, em parte, está associado com a condição de resistência anabólica presente nesse contexto.  Existe a hipótese de que tanto a vitamina D quanto ácidos linoleicos conjugados (CLA) sejam capazes de aumentar a síntese muscular proteica e atenuar ou prevenir a redução de massa muscular advinda do envelhecimento.

Vliet e colaboradores realizaram estudo duplo-cego, controlado por placebo, e de modelo clínico para avaliar os efeitos independentes e conjugados da suplementação de vitamina D e CLA sobre a taxa de síntese proteica muscular em idosos.

O que os autores observaram?

Um total de 70 homens e mulheres eutróficos foram selecionados, com 32 completando o estudo entre julho de 2017 a julho de 2019. Todos os participantes fizeram parte de duas etapas propostas pelos autores para determinar os efeitos da intervenção sobre a taxa de síntese proteica miofibrilar nas condições basal, pós-absortiva e com combinação de infusão de aminoácidos e insulina.

A primeira etapa do estudo foi realizada antes do início da intervenção; e a segunda após 8 semanas com a suplementação de: (1) 2.000 IU Vit. D por dia; (2) 400mg de ácidos linoleicos por dia; (3) tanto Vit. D quanto Ácidos Linoleicos por dia; e (4) placebo (oléo de milho).

Os participantes foram instruídos a seguir sua dieta habitual e evitar exercícios físicos por 3 dias antes dos testes. Uma noite anterior à análise, os participantes foram submetidos a teste de força de aperto de mão e em seguida consumiram refeição padronizada pelos autores, ficando em estado de jejum até o estudo do dia seguinte ser completado. Na manhã seguinte foi analisada taxa de síntese proteica miofibrilar e inserida infusão de insulina e aminoácidos a níveis encontrados após uma refeição nos participantes.

Qual foram os resultados obtidos?

A concentração sérica de Vitamina D aumentou aproximadamente 25% nos grupos onde esta foi suplementada de forma isolada e em conjunto aos ácidos linoleicos; com uma pequena redução no grupo onde o ácido foi suplementado de forma isolada e no grupo placebo.

A taxa de síntese proteica miofibrilar não diferia entre os grupos antes do início das intervenções. Comparados ao placebo, as intervenções não apresentaram diferença na taxa basal de síntese proteica miofibrilar, ou durante a indução de hiperinsulinemia e hiperaminoacidemia.

Qual a conclusão dos autores?

O estudo identificou que, comparado ao placebo, nenhuma das intervenções foi capaz de aumentar a taxa de síntese proteica miofibrilar. Assim, foi concluído que nem de modo isolado ou em conjunto, a suplementação de Vit. D e Ácido Linoleico possuem efeitos anabólicos em idosos sedentários, através das doses utilizadas no estudo.

Referência

VLIET, et al. No independent or combined effects of vitamin D and conjugated linoleic acids on muscle protein synthesis in older adults: a randomized, double-blind, placebo-controlled clinical trial. The American Journal of Clinical Nutrition. 2020

Leia também