fbpx

Efeitos do suco de beterraba sobre a pressão arterial

Postado em 15 de outubro de 2020 | Autor: Roberta Ciudi

Nitrato e ácido fólico demonstram melhorar fluxo sanguíneo

A Hipertensão está associada com maior risco de AVC e demais problemas cardiometabólicos. A dieta pode ser um importante fator para contribuir no tratamento da doença, sendo que o uso de nitrato e ácido fólico tem demonstrado efeitos promissores.

Hipotetiza-se que tanto o Nitrato, quanto o Ácido Fólico tenham característica de agente anti-hipertensivo, por melhorar o fluxo sanguíneo. Levando em consideração tais efeitos, foi realizado estudo dividindo os participantes em 3 grupos experimentais:

  • Grupo 1 (N + F): Suco de Beterraba + Suplementação de Ácido Fólico
  • Grupo 2 (N + P): Suco de Beterraba + Placebo
  • Grupo 3 (P + P): Suco de Beterraba depletado de Nitrato + Placebo

O suco oferecido continha 700ml concentrados, com aproximadamente 400mg de nitrato e cápsula de 5mg de Folato. Ambos deveriam ser consumidos pela manhã, num período de 60 dias.

Quais foram as observações dos autores?

Os pesquisadores observaram que a suplementação de nitrato sozinho ou em conjunto com o ácido fólico resultou em uma redução significante na Pressão Sanguínea. Anteriormente à intervenção os valores de pressão arterial sistólica e diastólica eram 151.0 ± 19.4 mm Hg and 91.8 ± 11.7 mm Hg, respectivamente. Após 60 dia de intervenção, os valores de PA sistólica reduziram para: −10.8 ± 9.8 mm Hg (P < 0.001) no grupo N + P, −6.1 ± 13.2 mm Hg (P = 0.03) grupo N + P e −0.3 ± 9.7 mm Hg (P = 0.83) no grupo P + P. Além dos resultados observados, diversos estudos indicam que tal redução é capaz de promover menor risco para eventos cardiovasculares, AVC e demais causas de mortalidade.

Houve diferença entre as suplementações?

Apesar dos efeitos benéficos através da suplementação de ambos, houve uma pequena redução destes efeitos quando comparados à suplementação de nitrato de modo isolado. Sendo necessário mais estudos para avaliar tais mecanismos e hipótese.

Conclusão do estudo

Os resultados deste indicam que a suplementação de nitrato na dieta representa uma intervenção efetiva para redução da Pressão Sanguínea em indivíduos com Hipertensão na população estudada. Uma dúvida que continua em respostas seria se tais efeitos seriam obtidos a partir da alimentação, com alimentos ricos em nitratos, como uma opção à suplementação concentrada deste.

Referência:

Siervo, M, et al. Nitrate-Rich Beetroot Juice Reduces Blood Pressure in Tanzanian Adults with Elevated Blood Pressure: A Double-Blind Randomized Controlled Feasibility Trial. The Journal of Nutrition. 2020.

Leia também