Equação de Harris Benedict é precisa para estimar gasto energético

Postado em 1 de abril de 2016 | Autor: Alweyd Tesser

Equações de predição (EP) são utilizadas para estimar o gasto energético de repouso (GER), quando as medições obtidas a partir de calorimetria indireta (CI), método padrão ouro para esse tipo de avaliação, não estão disponíveis. Um estudo publicado no The Journal of Enteral and Parenteral Nutrition sugere que não há diferença entre os dois métodos, quando a equação utilizada foi a de Harris e Benedict (HB) ajustada. 
 
Pesquisadores brasileiros determinaram o GER de 97 pacientes idosos gravemente enfermos a partir do exame de CI, e então compararam o resultado com o obtido a partir de 6 EPs diferentes: 1) HB multiplicado pelo fator de correção de 1,2; 2) Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo (ESPEN); 3) Mifflin-St Jeor; 4) Ireton-Jones (IJ); 5) Fredrix e 6) Luhrmann. O grau de concordância entre o GER-EP e o GER-CI foi analisado pelo coeficiente de correlação intraclasse e do teste de Bland-Altman. A precisão foi calculada pela percentagem de pacientes do sexo feminino/masculino cujos valores de EP diferem em até ± 10% em relação à CI.
 
Para ambos os sexos, não houve diferença na média entre os valores obtidos com CI em kcal/kg, quando comparados a EP por HB corrigida e ESPEN. Um alto nível de concordância foi demonstrado pela HB corrigido para ambos os sexos, com maior precisão para as mulheres. A melhor precisão no grupo masculino foi obtida com a equação de IJ, mas com um baixo nível de concordância.
 
“A eficácia das EPs é limitada para estimar o GER de pacientes idosos gravemente enfermos. No entanto, a HB multiplicada por um fator de correção de 1,2 podem ser utilizados até uma EP específica para esse grupo de pacientes ser desenvolvida”, concluem os autores.
Referência (s)

Segadilha NL, Rocha EE, Tanaka LM, Gomes KL, Espinoza RE, Peres WA. Energy Expenditure in Critically Ill Elderly Patients: Indirect Calorimetry vs Predictive Equations. JPEN J Parenter Enteral Nutr. 2016 [Epub ahead of print].

Cadastre-se e receba nossa newsletter