fbpx

Índice de adiposidade corporal

Postado em 26 de junho de 2015

A nutricionista Giliane Belarmino, é especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP (Grupo de Nutrição Humana), aluna de doutorado do departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e pesquisadora da equipe Metanutri, também na FMUSP. Como pesquisadora, atua na área de composição corporal, e em entrevista exclusiva ao Nutritotal esclarece algumas dúvidas relacionadas ao índice de adiposidade corporal, método pouco conhecido que é utilizado para avaliar gordura corporal. Confira:

1. O que é o índice de adiposidade corporal?
O Índice de Adiposidade Corporal, mais conhecido como IAC, é um método utilizado para medir a gordura corporal. Para o cálculo desse índice são utilizadas medidas antropométricas, como circunferência do quadril e altura.

2. Qual a diferença entre o IAC e o IMC?
Ao contrário do Índice de Massa Corporal (IMC), considerado um método prático, barato e geralmente utilizado para diagnóstico de gordura corporal, o IAC é calculado sem o uso de peso.

3. Como o IAC foi desenvolvido?
Para desenvolver o IAC, Richard Bergman, da Universidade do Sul Califórnia, em Los Angeles, e colaboradores analisaram as características, tais como gênero, idade, altura, peso, circunferência do quadril de cerca de 1.733 mexico-americanos que melhor se associassem com a gordura corporal medida através do uso da absortometria radiológica de dupla energia, conhecida como DXA.

Os pesquisadores observaram uma forte correlação da gordura corporal com as medidas de altura e circunferência do quadril. A partir dessas características, os pesquisadores desenvolveram uma equação para o cálculo do índice de adiposidade corporal e validaram numa população de 223 afro-americanos.

4. Como IAC é calculado?
O cálculo do IAC utiliza a altura em metros e a circunferência do quadril em centímetros na fórmula abaixo:

5. Como interpretar o resultado?
Há diversos parâmetros disponíveis para classificação de porcentagem de gordura corporal através do IAC. Um deles, apresentado na tabela abaixo, é do American College of Sports Medicine.

6. Qual a limitação do IAC?
O estudo de validação do IAC apresentou ótimos resultados, sendo um método considerado barato, prático e não invasivo. No entanto, sua aplicação em outras populações (homens e mulheres de outras etnias) ainda é necessária.
Além disso, como todo método de avaliação nutricional, o diagnóstico nutricional não pode ser definido apenas com uma ferramenta. E além do uso de outras ferramentas, é necessária a opinião de um nutricionista.

Leia também