fbpx

Consenso ASCO – Alimentação e atividade física para prevenção do Câncer

Postado em 14 de dezembro de 2020 | Autor: Roberta Ciudi

As recomendações gerais incluem manutenção e alcance de peso corporal adequado, padrão alimentar baseado em frutas e vegetais de cores diversificadas

A Sociedade Americana de Câncer publicou consenso para comunidade da área da saúde que reúne estratégias dietéticas e padrões de atividade física indicados para prevenção do desenvolvimento de câncer.

As recomendações gerais incluem manutenção e alcance de peso corporal adequado, padrão alimentar baseado em frutas e vegetais de cores diversificadas (verde escuro, vermelho, laranja e outros), além do consumo de grãos integrais e baixa frequência de ingestão de bebidas alcoólicas.

O consenso estabelece como meta de atividade física por semana 150 a 300 minutos, sendo de nível intenso a moderado.

Padrões alimentares saudáveis podem reduzir o risco de câncer e outras doenças através de diversos mecanismos. Dietas a base de plantas, por exemplo, estão associadas a menores níveis de inflamação, melhora da resposta à insulina e menor oxidação do DNA. Esse padrão de dieta também está associado a maiores concentrações de bactérias benéficas para o intestino, quando comparadas a dietas com alto consumo de carnes e derivados e com alto teor de gordura saturada e açúcar.

A ASCO também elucida que existem estudos que mostram a relação entre uma colonização da microbiota saudável e desfechos benéficos, porém mais estudos são necessários para elucidar o papel da dieta no câncer.

O consumo de 30g de grãos integrais por dia mostrou reduzir até 5% o risco de desenvolvimento de câncer colorretal. Além disso, um estudo evidenciou que consumo de frutas e vegetais ricos em caroteno esteve associado com redução do risco de desenvolvimento de tumores na mama.

Faça download do PDF abaixo para acessar as recomendações na íntegra.

  • DOWNLOAD

Referência

ROCK, Cheryl L. et al. American Cancer Society Guideline for Diet and Physical Activity for cancer prevention. CA: A Cancer Journal for Clinicians, 2020.

Leia também