fbpx

Consenso de Recomendação para Síndrome de Realimentação

Postado em 30 de março de 2020 | Autor: Roberta Ciudi

ASPEN desenvolve recomendações para pacientes com Síndrome de Realimentação

ASPEN junto ao Comitê de Práticas Clínicas convocou equipe multiprofissional para desenvolver recomendações para identificar pacientes com Síndrome de Realimentação, ou aqueles que apresentam riscos para desenvolvê-la, além de medidas preventivas e manejo do quadro clínico.

A Síndrome da Realimentação é caracterizada por uma variedade de alterações metabólicas e eletrolíticas que ocorrem como consequência da reintrodução da ingestão calórica após um longo período de tempo em jejum.

O consenso traz alguns grupos que apresentam pré-disposição para desenvolvimento desta condição clinica, sendo esses: pacientes anoréxicos, desnutridos, aqueles que possuem níveis baixos de fosforo, magnésio e potássio, e aqueles que apresentam deficiência de absorção de nutrientes.

No documento é possível observar tabelas que informam critérios de identificação de risco para adultos e crianças, como ferramentas de triagem para diagnostico de desnutrição.

O tratamento estabelecido pelo consenso tem como objetivo normalizar o desequilíbrio eletrolítico para evitar sequelas e maiores complicações e possivelmente reduzir a ingestão calórica ou reintroduzi-las de maneira mais lenta.

Referência

ASPEN

 

Leia também