Apesar de não haver evidencias sobre alimentos que protejam do vírus, recomenda-se manter rotina alimentar saudável
A Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica publicou nota técnica acerca dos cuidados nutricionais que merecem atenção durante o tratamento de pacientes oncológicos. Sabe-se que alguns sintomas apresentados por esses pacientes, como náuseas, vomito, diarreia, anosmia e disgeusia já foram relatados em paciente com Covid-19 e tais sintomas estão fortemente ligados a quadro de desnutrição.
Embora não haja evidência científica que sustente a existência de alimentos ou fórmulas com função protetora contra o novo coronavírus, é recomendado seguir uma alimentação saudável e equilibrada, visando contribuir para eficiência do sistema imunológico e garantir melhores condições de saúde dos pacientes.
O documento reforça, ainda, a importância da continuidade do acompanhamento nutricional, devendo esse ser realizado respeitando as normas de biossegurança. Em casos no qual não seja possível realizar triagem nutricional, recomenda-se considerar todos os pacientes oncológicos diagnosticados com Covid-19 como em risco nutricional.
- DOWNLOAD
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.