fbpx

Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer

Postado em 19 de novembro de 2020 | Autor: Nicole Perniciotti

Documento discute hábitos que podem influenciar o desenvolvimento do câncer

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e na coordenação de ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil acaba de lançar o relatório de especialistas de 2020, “Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: Uma Perspectiva Global”.

O primeiro relatório de especialistas foi publicado em 1997 e atualizado em 2007. Agora, foi lançado o terceiro relatório, sempre com embasamento científico, mas desta vez, sobre a relação da nutrição e atividade física no câncer.

No documento, podemos entender desde o surgimento do câncer na humanidade até a discussão de temas como aspecto físico do paciente oncológico, acúmulo de gordura corporal e relação com o câncer, a prática de atividade física e hábitos de vida.

A alimentação ganha destaque ao decorrer do documento, sendo apoiado o consumo de frutas e vegetais, que por sua vez possuem compostos antitumerigênicos e são ricos em vitaminas e minerais, vistos em diversos estudos usados de apoio na discussão.

Outros hábitos como o consumo da carne vermelha, do álcool e tabagismo também são abordados no documento como fator de risco para o desenvolvimento do câncer, assim como o sobrepeso e a obesidade, além de outros fatores que também são discutidos com base na literatura.

Faça o download do arquivo completo para saber o que a ciência tem a nos dizer sobre a relação dos hábitos alimentares com o desenvolvimento do câncer.

  • DOWNLOAD

Leia também