fbpx


Diretriz BRASPEN – Terapia Nutricional no Diabetes Mellitus

Postado em 23 de novembro de 2020 | Autor: Roberta Ciudi

A distribuição de macronutrientes deve considerar o controle metabólico, glicêmico e o esquema de insulina do paciente

Recentemente a BRASPEN publicou uma nova Diretriz Brasileira de Terapia Nutricional no Diabetes Mellitus, visando atualizar o profissional e auxilia-lo no manejo e melhor escolha de intervenções nutricionais para pacientes portadores da doença.

É evidenciado que a terapia nutricional é essencial para atingir os objetivos estabelecidos e está recomendada para todos os pacientes com DM tipo 1, tipo 2, pré-diabetes e DM gestacional. O documento afirma a importância da coleta de dados detalha do paciente, que deve incluir desde o histórico da perda ou ganho de peso até fatores sociais e de autocuidado.

O estado nutricional do paciente está diretamente vinculado ao desenvolvimento de DM. Para pacientes com sobrepeso ou obesidade, é sugerida perda de peso de no mínimo 5% do peso atual. Tal perda pode gerar benefícios associados à melhora do controle glicêmico e lipídico e fornecer melhor qualidade de vida.

Os objetivos acerca da terapia nutricional no paciente diabético incluem a manutenção do estado nutricional adequado, além de atingir metas individualizadas de glicemia, pressão arterial e lipídios.

De acordo com a diretriz, as necessidades nutricionais dos pacientes com DM eutróficos e não críticos é de 25-35 kcal/kg e 1,0 a 1,5 g/kg de proteína, devendo a distribuição de macronutrientes considerar o controle metabólico, glicêmico e o esquema de insulina do paciente.

Quanto à avaliação do gasto energético, recomenda-se aplicação de calorimetria indireta sempre que disponível, pois este método é considerado padrão ouro.

Os autores ainda abordam a importância do incentivo ao consumo de carboidratos com alta densidade de nutrientes, com alto teor de fibras e minimamente processados, devendo conter no plano alimentar vegetais, frutas, grãos integrais e laticínios.

Na diretriz são abordados também tópicos como a utilização de suplementos nutricionais orais e terapia nutricional enteral em pacientes com DM. Leia na íntegra fazendo download do PDF abaixo.

  • DOWNLOAD

Referência

BRASPEN

Assine nossa newsletter: