fbpx


Guia OMS de atenção e cuidado com o idoso

Postado em 7 de outubro de 2021 | Autor: Eduarda Rodrigues| Tempo de leitura: 2 min

Diretriz discute pontos chave como o engajamento da sociedade, familiares e cuidadores no envelhecimento saudável

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a diretriz de cuidados específicos ao idoso com objetivo de apoiar um envelhecimento saudável e aperfeiçoar a capacitação de profissionais da saúde que assistem esse público.

A diretriz discute documentos anteriores que tratam de temas como funções visuais e auditivas, capacidade psicomotora, capacidade de locomoção e vitalidade, além de discutir pontos chave do acompanhamento desse público como planos de saúde para o idoso e engajamento da sociedade, familiares e cuidadores no envelhecimento saudável.

Um ponto de suma importância discutida na diretriz é o cuidado para a má nutrição ou desnutrição em idosos. O tópico aborda os principais pontos para se ter uma boa nutrição nessa fase, destacando o papel da atenção primária de saúde em ajudar esse público entender como a alimentação saudável e equilibrada colabora para uma melhor qualidade de vida, destacando o papel da vitamina D e proteína.

São abordados também os parâmetros recomendados para uma avaliação nutricional salientando os pontos mais importantes para identificar uma desnutrição, a importância do uso de suplementos nutricionais orais, além o destaque para as síndromes geriátricas (Sarcopenia e fragilidade) que estão ligadas a essa má nutrição.

Confira a diretriz completa abaixo

  • DOWNLOAD

Cadastre-se e receba nossa newsletter