fbpx

Diretriz Suplementação Vitamina D na Gestação

Postado em 7 de dezembro de 2020 | Autor: Roberta Ciudi

Suplementação de vitamina D parece reduzir o risco de desenvolvimento de pré-eclâmpsia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, em 2016 Diretriz acerca do cuidado pré-natal para garantir uma gravidez positiva, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida e saúde das gestantes. No ano de 2020 tais recomendações foram atualizadas com novas informações.

A suplementação oral de vitamina D não é indicada para todas as gestantes visando melhora de desfechos posteriores e durante o período da gestação. Apenas é recomendada a suplementação em casos de diagnóstico ou suspeita de deficiência da vitamina, além de contextos nos quais a exposição ao sol da gestante é altamente limitada.

Estudos evidenciaram que a suplementação de vitamina D pareceu reduzir o risco de desenvolvimento de pré-eclâmpsia, quando comparado a suplementação de placebo ou nenhuma suplementação. O mesmo foi constatado para prevenção de diabetes mellitus gestacional.

O documento enfatiza a importância de instruir as gestantes que a exposição ao sol é a fonte mais importante de vitamina D. O tempo de exposição ainda não é bem definido e pode variar de acordo com uma série de fatores como parte do corpo exposto, horário do dia, pigmentação da pele e estação do ano.

Veja as recomendações na íntegra fazendo download do pdf abaixo.

  • DOWNLOAD

Referência

OMS

Leia também