As emulsões são fonte de energia e ácidos graxos para suprir as necessidades do paciente
A administração de emulsões lipídicas via intravenosa objetiva fornecer ácidos graxos essenciais ao paciente que está recebendo terapia nutricional parenteral (NP). As emulsões podem ser administradas separadamente ou junto com a NP, com aminoácidos e glicose. A ASPEN (Sociedade Americana para Nutrição Parenteral e Enteral) publicou este ano, um guia com recomendações sobre essas emulsões para adultos.
Confira as principais recomendações:
Adaptado de ASPEN, 2021
Adaptado de ASPEN, 2021
A ASPEN ressalta que inflamações, reações alérgicas e imunossupressoras estão mais associadas a emulsões lipídicas apenas com óleo de soja. Além disso, o guia também recomenda que pacientes hospitalizados, em uso de nutrição parenteral, sejam monitorados diariamente sobre o triglicérides sérico e apresenta como a preparação e administração ideais das emulsões devem ocorrer.
Confira o guia na íntegra, clicando aqui.
Waitzberg DL, Torrinhas RS, Jacintho TM. New parenteral lipid emulsions for clinical use. JPEN J Parenter Enteral Nutr. 2006 Jul-Aug;30(4):351-67.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.