fbpx


Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos – Versão Resumida

Postado em 18 de março de 2021 | Autor: Eduarda Rodrigues

O guia aborda recomendações desde o aleitamento materno até a introdução alimentar da criança

O Ministério da Saúde adaptou informações do atual Guia Alimentar para a População Brasileira e lançou a versão resumida do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos. Disposto em 79 páginas, o documento tem como objetivo o incentivo e apoio ao aleitamento materno e a introdução alimentar complementar de forma adequada e saudável no dia a dia.

Em formato mais visual e de fácil entendimento, tanto para pessoas leigas quanto para profissionais da saúde, o Guia tem como destaque os seguintes tópicos:

Leite materno: O primeiro alimento

– Recomenda que crianças sejam amamentadas até dois anos de idade ou mais.

Práticas que podem facilitar ou prejudicar a amamentação

– São discutidos os fatores que favorecem a amamentação, como a rede de apoio à mãe, assim como práticas que podem afetar o aleitamento.

A criança, a alimentação a partir de 6 meses e suas recomendações 

– Recomenda-se a oferta de alimentos a partir dos 6 meses de idade do bebê, priorizando alimentos in natura ou minimamente processados, evitando assim a oferta de alimentos processados e ultraprocessados, com atenção dedicada  aos rótulos dos alimentos, ingestão de sal e orientação para a exclusão de açúcar e mel para crianças menores de 2 anos.

Para saber sobre essa e outras recomendações, faça o download abaixo.

  • DOWNLOAD

Assine nossa newsletter: