fbpx

Nova diretriz de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Postado em 30 de novembro de 2020 | Autor: Nicole Perniciotti

Perda de peso, baixo IMC e baixa massa livre de gordura são principais comorbidades da doença

O relatório Dourado, publicado desde 2001, é considerado pelos profissionais da saúde como um documento estratégico para apoio científico de diagnóstico, manejo e prevenção da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

O documento que é uma revisão do documento anterior, publicado em 2019, traz informações sobre a prevalência, morbidade, mortalidade, fatores genéticos e sociais sobre a doença, além de abordar mais amplamente os aspectos patológicos e fisiopatológicos da DPOC.

O relatório aborda as principais comorbidades associadas ao pior desfecho do paciente com DPOC, a perda de peso, baixo IMC e baixa massa livre de gordura, ressaltando a importância da nutrição no manejo desse paciente, além do impacto na recuperação pulmonar.

O acompanhamento destes pacientes deve ser feito e o uso de suplementos se mostrou eficaz na manutenção da massa magra e ganho de peso, melhorando a força muscular respiratória e a qualidade de vida no geral.

Além disso, o documento também apoia a suplementação de antioxidantes (vitamina C, vitamina E, Zinco e Selênio) para melhora da força muscular de quadríceps, melhora em quadros de déficit de antioxidantes e aumento da proteína sérica.

Para ler a diretriz completa, faça o download do arquivo.

  • DOWNLOAD

Leia também