fbpx

Mindful Eating: comer consciente afeta a perda de peso?

Postado em 24 de setembro de 2020 | Autor: Marcella Gava

Além do mindful eating, os pesquisadores também avaliaram a aceitação geral e atenção plena

Estudo avaliou se o comer consciente (mindful eating), atenção plena ou aceitação geral estariam associados com perda de peso a curto e longo prazo em um programa de modificação de estilo de vida. Foram selecionados participantes entre 21 e 65 anos com IMC ≥ 33 kg/m² e ≤ 55kg/m². A primeira fase do programa foi de mudança de estilo de vida durante 14 semanas. Os indivíduos que perdessem ≥ 5% do peso inicial eram elegíveis para a segunda fase do programa, com duração de 52 semanas, na qual eles foram randomizados em grupo lorcaserina (medicamento ativador seletivo de receptores de serotonina) ou placebo e discutido sobre estratégias de mindful eating. Foi aferido peso, altura, IMC, aplicado questionário de mindful eating e a escala de atenção plena.

No início do estudo, os 178 participantes apresentaram uma média de peso de 114,4 kg, idade média de 44,2 anos e 87,6% dos participantes eram do sexo feminino. Foram elegíveis para a segunda fase 137 participantes. O mindful eating e atenção plena não predisseram perda de peso ao fim da semana 14 da fase 1, porém uma maior aceitação geral se associou a uma taxa de perda de peso mais rápida. Na segunda fase do estudo, ambos os grupos tiveram ganho de peso semelhante (2kg no grupo lorcaserina versus 2,5kg no grupo placebo).

Dessa maneira, os autores concluíram que uma alta aceitação geral pôde predizer uma maior perda de peso em menor tempo em um programa de mudança de estilo de vida, enquanto mindful eating e atenção plena não se associaram a perda de peso.

Referência

Tronieri, J.S., Wadden, T.A., Pearl, R.L. et al. Mindful Eating, General Mindful Awareness, and Acceptance as Predictors of Weight LossMindfulness (2020).

Leia também