fbpx

O que é a Síndrome Inflamatória Multissistêmica que atinge crianças com Covid-19?

Postado em 29 de março de 2021 | Autor: Aline Palialol | Tempo de leitura: 2 min

A doença ainda é pouco compreendida, mas tem sido associada ao contágio do novo coronavírus

 

Quando a pandemia de COVID-19 foi decretada, pais e profissionais da saúde tranquilizaram-se com a ocorrência de sintomas leves ou inexistentes nas crianças. Entretanto, em abril de 2020, o Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra alertou para casos de crianças, em idade escolar, e adolescentes que apresentavam febre, hipotensão, dor abdominal intensa e disfunção cardíaca diagnosticadas positivamente para SARS-CoV-2. Esse quadro sintomático assemelha-se à doença de Kawasaki (DK), uma doença febril da infância envolvendo inflamação dos vasos sanguíneos que pode resultar em aneurismas da artéria coronária.

Sendo assim, a síndrome inflamatória multissistêmica em crianças (MIS-C) é uma condição que pode inflamar diversos órgãos sendo, em alguns casos, necessário a hospitalização. Além disso, como ainda não há um teste diagnóstico para DK ou MIS-C, pode ser difícil distinguir as duas condições em um paciente.

A MIS-C ainda é pouco compreendida quanto às probabilidades de contrair a doença e o porquê de algumas crianças adoecerem mais que outras. Também não foi definitivamente provado que o SARS-CoV-2 é a causa mas, o fato de o MIS-C ter aparecido durante surtos de COVID-19 na Europa e nos Estados Unidos é altamente sugestivo. Se a condição se tornar menos comum à medida que a pandemia cessa, ela apoiará ainda mais uma associação.

Até o momento sabe-se apenas que os profissionais da saúde podem cuidar dos sintomas com medicamentos e manejo específico a cada sintoma, o que inclui a atuação do nutricionista para apoiar a recuperação das crianças hospitalizadas com MIS-C e prevenir desvios nutricionais, como desnutrição. No entanto, ainda não há protocolo específico sobre determinação de energia e consumo de nutrientes para essa condição clínica, devendo o profissional seguir com a recomendação de avaliação nutricional e determinação de necessidades nutricionais para crianças hospitalizadas com comorbidades comuns.

Referências: 

CDC – For Parents: Multisystem Inflammatory Syndrome in Children (MIS-C) associated with COVID-19

FELDSTEIN LR et al. Multisystem Inflammatory Syndrome in U.S. Children and Adolescents. N Engl J Med. 2020 Jul 23;383(4):334-346.

ROWLEY AH. Understanding SARS-CoV-2-related multisystem inflammatory syndrome in children. Nat Rev Immunol. 2020 Aug;20(8):453-454.

Leia também