Profissionais de saúde subestimam a prevalência de desnutrição em pacientes hospitalizados

Postado em 7 de outubro de 2016 | Autor: Alweyd Tesser

Apesar da desnutrição ser comum em pacientes hospitalizados, estudo publicado no Journal of Parenteral and Enteral Nutrition (JPEN) demonstrou que 50% dos enfermeiros subestimam a prevalência documentada de desnutrição em pacientes hospitalizados.
 
Trata-se de um estudo descritivo no qual enfermeiros que trabalham em enfermarias de clínica médica e cirúrgica de 11 hospitais no Canadá responderam um questionário sobre suporte nutricional baseado nas diretrizes da Sociedade Europeia de Nutrição Enteral e Parenteral (ESPEN).
 
De 723 enfermeiros que trabalhavam nos hospitais, a pesquisa foi concluída por 346 (taxa de resposta de 48%) e mais de 50% dos enfermeiros subestimaram a prevalência documentada de desnutrição nos pacientes hospitalizados. 
 
Os enfermeiros consideraram a identificação de pacientes desnutridos muito relevantes (média de 8,4 em uma escala de 10 pontos) e consideraram integrar 3 perguntas de triagem nutricional no histórico de admissão (92,5%).
 
Os profissionais perceberam a falta de assistência com a alimentação do doente como um contribuinte significativo para a desnutrição hospitalar (17% sentiram este como um dos principais contribuintes).
Enquanto apenas 39% dos enfermeiros relataram acesso à educação relacionada com a nutrição, 92% se mostraram interessados em receber esta forma de atualização.
 
“Enfermeiros podem ter um impacto significativo sobre o êxito da detecção de pacientes em risco nutricional através da triagem nutricional. O seu papel no sentido de garantir o acesso à comida, monitorar a ingestão e o peso corporal durante a hospitalização precisa ser melhor definido para otimizar o tratamento de pacientes com desnutrição”, concluem os autores.
Referência (s)

Duerksen DR, Keller HH, Vesnaver E, Laporte M, Jeejeebhoy K, Payette H, et al. Nurses” Perceptions Regarding the Prevalence, Detection, and Causes of Malnutrition in Canadian Hospitals: Results of a Canadian Malnutrition Task Force Survey. JPEN J Parenter Enteral Nutr. 2016; 40(1):100-6.

Cadastre-se e receba nossa newsletter