fbpx


Quais são os principais fitoterápicos usados no emagrecimento?

Postado em 21 de outubro de 2021 | Autor: Eduarda Rodrigues| Tempo de leitura: 3 min

A fitoterapia vem sendo uma grande aliada na perda de peso

Emagrecimento fitoterápicos

Sobrepeso e a obesidade são comorbidades com alta prevalência, em que impactam diretamente na qualidade de vida da população e aumentam o risco para doenças, por isso há tanta curiosidade sobre métodos que auxiliam no tratamento da obesidade e doenças associadas, promovendo o emagrecimento, como o uso de fitoterápicos.

Os fitoterápicos estão se tornando cada vez mais populares devido ao baixo custo e seu poucos efeitos colaterais para pessoas saudáveis, assim sendo um eficiente auxiliador para quem busca a perda de peso.

No emagrecimento, esses medicamentos agem no organismo como moderadores de apetite ou aceleradores de metabolismo, promovendo redução da ingestão alimentar, diminuindo os níveis séricos de colesterol, além de ação antioxidante, diurética e lipolítica.

 

Quais fitoterápicos auxiliam no emagrecimento?

Estudos apontam a cártamo (Carthamus tinctorius L.), Laranja amarga (Citrus aurantium L.), a Chá verde (Camellia sinensis L.) como fitoterápicos com grande potencial para prevenção de doenças cardiovasculares e auxilio no emagrecimento.

 

Cártamo

O Carthamus tinctorius L., ou popularmente chamando de cártamo, é um fitoterápico originário na Ásia e África, encontrado como tintura ou em forma de óleo.

O óleo de cártamo é obtido a partir de suas sementes em que através do ácido linoleico presente no óleo, contribui na redução de gordura corporal, devido à ação de inibição da enzima lipase lipoprotéica (LPL), responsável pelo armazenamento de gordura no tecido adiposo e agindo também como um antioxidante.

 

Laranja amarga

A Citrus aurantium L. pode ser denominada como laranja amarga, laranjeira cavalo e laranjeira azeda. São usados suas folhas, flores e frutos para tratamento de insônia, ansiedade, e mais recentemente, vem sendo atribuída a ela a função de auxiliador no emagrecimento.

Para a perda de peso, o extrato do fruto verde é utilizado, e esse efeito se dá pelo o estímulo dos receptores β-3 tecido adiposo e fígado. Entretanto alguns estudos mostram que o seu uso pode causar alguns efeitos adversos no sistema cardiovascular.

 

Chá verde

Chá verde, chá preto ou chá inglês são alguns dos nomes popularmente chamados às folhas da Camellia sinensis L., sendo uma das bebidas mais consumidas mundialmente. Alguns estudos destacam que devido a sua composição rica em fenólicos, a planta tem um grande potencial antioxidante.

Além disso, a presença de cafeína encontrada principalmente no chá verde contribui no aumento do gasto energético e oxidação de gordura, auxiliando na perda de peso. Alguns estudos também atribuíram à planta a diminuição do apetite, aumento da regulação das enzimas envolvidas na oxidação de gordura hepática e a diminuição da absorção de nutrientes.

Podemos destacar que os fitoterápicos são de grande ajuda a quem busca a perda de peso, entretanto não podemos deixar de citar que a alimentação adequada e balanceada com auxilio da prática regular de exercício físico é fundamental para o emagrecimento saudável. Além disso, a indicação de um fitoterápico deve considerar suas possíveis interações com outras substancias e risco de efeitos adversos.

No caso de prescrição de tintura ou extrato seco, vale lembrar também o Nutricionista precisa ter o título de especialista na área.

 

Referências

LUCAS, Ricardo Rodrigues et al. FITOTERÁPICOS APLICADOS A OBESIDADE. Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, [S.L.], v. 11, n. 2, p. 473-492, 9 jul. 2016. Universidade de Estado do Rio de Janeiro.

ALVES, Cristiano Alberto de Lima. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE CARACTERIZAÇÃO DE FITOTERÁPICOS COM POTENCIAL DE USO PARA EMAGRECIMENTO. 2018. 39 f. TCC (Graduação) – Curso de Farmácia, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

SANITÁRIA, Agência Nacional de Vigilância (org.). Formulário de Fitoterápicos. 2. ed. Brasil: Anvisa, 2021.

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter