fbpx


Remissão de diabetes após perda de peso

Postado em 17 de maio de 2021 | Autor: Marcella Gava | Tempo de leitura: 2 min

Após a cirurgia bariátrica foi observada melhora em hemoglobina glicada e glicose sérica

A obesidade é causa importante de morbidade e mortalidade, entre estas o diabetes mellitus tipo 2. Existem poucos preditores conhecidos de resposta a perda de peso a longo prazo em relação a intervenções no estilo de vida ou cirurgia bariátrica.  Sendo assim, os autores procuraram identificar biomarcadores preditivos de remissão de diabetes tipo 2 e da quantidade de perda de peso em indivíduos que realizaram cirurgia bariátrica.

Foram selecionados participantes que iriam realizar cirurgia bariátrica sendo então acompanhados por 2 e 5 anos após a cirurgia. Foram coletados dados antropométricos e amostras de sangue para análise de 135 metabolitos e, também, de comorbidades.

O estudo contou com 2458 participantes, sendo a maioria mulheres. Como esperado, os níveis de hemoglobina glicada (HbA1c), glicose, HOMA-B, uso de insulina, número de medicamentos para diabetes não insulínicos e o percentual de perda de peso em dois anos foram fatores associados com remissão do diabetes. Entre os vários metabólitos avaliados, os níveis dos fatores metabólicos Fator 2 e Fator 14 foram associados com a remissão do diabetes após a cirurgia. No Fator 2, os níveis de tirosina se associaram a remissão, e no Fator 14 os níveis de betaína e colina foram menores no grupo estudo, porém sem diferença estatística. Nos pacientes que apresentaram remissão, foram associados os Fatores 2 e 14 com as alterações em HbA1c, HOMA-B e HOMA-IR após 2 anos, sendo que somente os níveis pré-operatórios de Fator 14 se associaram com as alterações em HbA1c, sendo que valores menores de betaina e colina no pré-operatório se associaram com a redução de HbA1c.

Dessa forma, os autores identificaram biomarcadores pré intervenção circulantes associados com a remissão de diabetes com associação independente bem como recursos preditivos incrementais quando adicionados a um modelo clínico.

Referência

Kwee LC, Ilkayeva O, Muehlbauer MJ, Bihlmeyer N, Wolfe B, Purnell JQ, Xavier Pi-Sunyer F, Chen H, Bahnson J, Newgard CB, Shah SH, Laferrère B. Metabolites and diabetes remission after weight loss. Nutr Diabetes. 2021 Feb 24.



Leia também



Assine nossa newsletter: