Suplementação com canela melhora perfil metabólico de mulheres com Síndrome do Ovário Policístico.

Postado em 25 de junho de 2018 | Autor: Michelle Barone

A síndrome do ovário policístico(SOP) é uma doença endócrina e reprodutiva que envolve alterações metabólicascomo resistência à insulina, dislipidemia e obesidade. Borzoei e colaboradoresrealizaram estudo randomizado, duplo-cego e controlado com objetivo de avaliaro benefício da suplementação de Canela (Cinnamomumzeylanicum) em mulheres diagnosticadas com SOP.

84 pacientes foram estratificadasde acordo com a idade e IMC e, posteriormente, alocadas em 2 grupos: placebo (querecebeu 3 cápsulas de farinha de trigo/ dia) e intervenção (que recebeu 3cápsulas contendo, em cada uma, 500mg de pó da casca de canela/ dia). Asintervenções foram realizadas durante 8 semanas e os indivíduos foramorientados a manter a ingestão dietética e prática de atividade físicahabitual. Coletas sanguíneas avaliaram os níveis de adiponectina, glicose,insulina, colesterol total, triglicérides, e HDL-colesterol. Os resultados prée pós-intervenção foram comparados.

Comparado ao períodopré-intervenção, as mulheres do grupo canela obtiveram redução significativa depeso e IMC. A suplementação também reduziu significativamente a glicose sérica(10,63% versus aumento de 1,78% nogrupo controle), insulina (12,63%  versus aumento de 7,21% no grupocontrole), HOMA-IR (20,25% versus aumentode 9,8% grupo controle), e valores de lipídeos plasmáticos. Variações naadiponectina sérica não foram significativas em nenhum dos grupos.

Os autores concluíram que asuplementação com canela pode melhorar as alterações metabólicas em pacientescom SOP, tornando-se interessante para manejo de complicações comohiperglicemia e hiperlipidemia.

Referência:

Borzoei A,
Rafraf M, Asghari-Jafarabadi M. Cinnamon
improves metabolic factors without detectable effects on adiponectin in women
with polycystic ovary syndrome.
Asia Pac J Clin Nutr. 2018;27(3):556-563.

Leia também