Suplementação de probióticos durante a gestação pode reduzir risco de obesidade em mães e bebês

Postado em 27 de fevereiro de 2018 | Autor: Marcella Gava

Vähämiko e colaboradores analisaram o impacto da suplementação probiótica durante a gravidez nas modificações de metilação do DNA, especialmente dos genes promotores da obesidade e relacionados ao ganho de peso nas mães e seus filhos.

Foram selecionadas 15 gestantes que receberam aconselhamento nutricional e orientação sobre aleitamento materno.  7 foram randomizadas para receber cápsulas de probióticos contendo Lactobacillus rhamnosus GG e Bifidobacterium lactis a 109 UFC/dia, e 8 receberam capsulas com placebo. Estas gestantes passaram por consulta com os pesquisadores no primeiro e terceiro trimestre de gestação e aos 1, 6 e 12 meses de idade de seus filhos. A suplementação aconteceu durante a primeira consulta e o final  do aleitamento materno exclusivo. A ingestão alimentar e de nutrientes foi avaliada a partir de recordatório alimentar de 3 dias no primeiro e terceiro trimestre de gestação e após 1 mês do parto. Foram colhidas amostras de sangue para análise de metilação de DNA para obesidade (623 genes) e para genes relacionados ao ganho de peso (433 genes) da mãe e do filho aos 6 ou 12 meses após o nascimento.

Os autores encontraram um IMC pré gestacional médio de 24,5 kg/m2 no grupo placebo e 21,7 kg/mno grupo probiótico. Eles também evidenciaram que a suplementação de probióticos reduziu a níveis significantes a metilação do DNA em 37 genes promotores de ganho de peso e obesidade e aumentou os níveis de metilação do DNA em um gene promotor nas mulheres. Nos bebês, 68 genes promotores foram significativamente afetado com menor nível de metilação do DNA no grupo probiótico. É importante destacar que a metilação do gene FTO (mais importante gene estudado e associado à obesidade) foi reduzida nas mulheres que receberam probióticos.

Com isso, o grupo concluiu que essa suplementação durante a gravidez pode modificar a metilação do DNA dos genes relacionados ao ganho de peso e obesidade tanto nas mães quanto em seus filhos.

 

Referência:

Vähämiko S, Laiho A, Lund R, Isolauri E,
Salminen S, Laitinen K. The impact of probiotic
supplementation during pregnancy on DNA methylation of obesity-related genes in
mothers and their children.
Eur J Nutr. 2018 Jan 3.

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter