fbpx


Uso de simbióticos melhora resultados pós-cirúrgicos em pacientes com Câncer Colorretal

Postado em 2 de outubro de 2018 | Autor: Michelle Barone

Considerando que complicaçõesinfecciosas pós-cirurgia para retirada de tumor colorretal podem ser atribuídasà translocação de patógenos e toxinas no intestino, Polakowski e colaboradoresrealizaram estudo prospectivo, randomizado, duplo-cego, placebo-controlado com objetivode verificar o efeito da administração pré-operatória de simbióticos naresposta inflamatória e na morbimortalidade pós-operatória de pacientes com CâncerColorretal (CCR).

Foram selecionados 73 pacientescom diagnóstico de CCR e que tiveram como primeiro tratamento proposto acirurgia para ressecção do tumor.  Osparticipantes foram randomizados em grupo placebo ou simbiótico (6 g de frutooligossacarídeo+ Lactobacillus acidophilus NCFM, L. rhamnosus HN001, L. casei LPC-37 eBifidobacterium lactis HN019 na concentração de 109) e foramorientados a diluir o produto em 100ml de água e ingerir 2 vezes ao dia,durante 7 dias antes do procedimento. Estado nutricional, marcadoresinflamatórios, uso de suplementos e medicações, estadiamento do tumor,complicações pós-operatórias e mortalidade foram os critérios analisados.

Após as intervenções, o gruposimbiótico obteve redução significativa de IL-6 e PCR, redução não observada nogrupo placebo. O grupo simbiótico também apresentou menores taxas decomplicações infecciosas (2.8 versus 18.9%, P = 0.02), menos dias de utilizaçãode antibiótico (P < 0.001) e menor tempo de internação hospitalar (P <0.001). Embora todas as mortes tenham ocorrido no grupo placebo, essa diferençanão foi estatisticamente significativa (P = 0,115).

Os autores concluíram que autilização de simbióticos durante 7 dias que antecederam o procedimentocirúrgico atenuou o estado inflamatório, estimulou a função intestinal, reduziuas complicações, reduziu o tempo de utilização de antibióticos e encurtou otempo de internação, mas sugerem mais estudos para reforçar a associação idealde cepas e verificar se o uso de simbiótico traria vantagem adicional quandocomparado ao uso do probiótico isolado.

 

Referência:

Polakowski, C.B.;  Kato, M.;
Preti, V.B.; Schieferdecker, M.E.M;
Campos, A.C.L.  Impact of the preoperative use of synbiotics in colorectal cancer
patients: A prospective, randomized, double-blind, placebo-controlled study.
Nutrition 58 (2019) 40-46.

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter