fbpx

Vitamina D3 protege contra infecções no trato respiratório

Postado em 29 de julho de 2017 | Autor: Alweyd Tesser

Estudopublicado no periódico British MedicalJournal demonstrou que a complementação nutricional com vitamina D protegecontra as infecções agudas do trato respiratório.

Trata-sede uma revisão sistemática com meta-análise, na qual os pesquisadores avaliaramdados individuais de pacientes provenientes de 25 ensaios clínicos randomizadoscom um total de 11.321 participantes com idade de zero a 95 anos. Cerca de 97%dos participantes tinham dados individuais disponíveis. O uso de complementosde vitamina D reduziu o risco de infecção aguda do trato respiratório entretodos os participantes (odds ratio ajustada = 0,88; intervalo de confiança, IC,de 95%, de 0,81 a 0,96; P da heterogeneidade = < 0,001), exceto nos quereceberam uma dose ou mais administrada em bolus (odds ratio ajustada = 0,97;IC de 95%, de 0,86 a 1,10; P da interação = < 0,05).

Osefeitos protetores do complemento de vitamina D foram mais fortes para aquelescom níveis séricos mais baixos de vitamina D (< 25 nmol/L) do que para osparticipantes com níveis iguais ou superiores a 25 nmol/L. Não houve eventosadversos sérios relacionados com a vitamina D. Os dados das evidênciasutilizadas nesta análise foram considerados como sendo de alta qualidade.

Aconclusão do estudo foi que a complementação nutricional com vitamina D ésegura e protege contra as infecções agudas do trato respiratório,principalmente para as pessoas que ainda não usam esta complementação ou têmdeficiência de vitamina D. “Essa grande pesquisa fornece as primeirasevidências científicas de que a vitamina D realmente protege contra asinfecções respiratórias”, afirmam os autores.

Referência

Martineau AR, Jolliffe DA, Hooper RL, Greenberg L, Aloia JF, Bergman P, et al. Vitamin D supplementation to prevent acute respiratory tract infections: systematic review and meta-analysis of individual participant data. BMJ. 2017; 356:i6583.

Leia também