Fruto é rico em nutrientes que podem ajudar a microbiota intestinal
Batido na vitamina ou no smoothie, consumido in natura ou como aperitivo em um happy hour em casa, o abacate é ingrediente-chave em diversas combinações saborosas. E quando o assunto é seu valor nutricional, a fruta não peca nem um pouco! É rica em nutrientes como gorduras boas e fibras dietéticas. Mas não para por aí, o abacate e seus benefícios continuam em alta e a novidade que a ciência traz agora sobre o alimento é que ele pode fazer bem à saúde intestinal. Bom demais pra ser verdade? Então confira mais sobre essa descoberta a seguir.
Abacate e seus benefícios ao intestino
A descoberta foi feita por pesquisadores de um estudo publicado no periódico The Journal of Nutrition. Segundo os cientistas, a fruta pode agir diretamente na microbiota intestinal (antigamente conhecida como flora intestinal).
Para descobrir o potencial benefício do alimento, os pesquisadores avaliaram mais de 150 adultos com idade entre 25 e 45 anos ao longo de 12 semanas. Durante a análise, os participantes consumiram refeições com e sem o abacate uma vez ao dia.
Como um reloginho
Como resultado, o grupo de adultos que consumiu as refeições com abacate teve um aumento na diversidade de bactérias e micro-organismos benéficos à saúde em comparação com o outro grupo.
Com isso, os cientistas concluíram que o consumo diário de abacate pode resultar em concentrações mais baixas de ácidos biliares fecais e de mais ácidos graxos, aumentando a abundância de bactérias capazes de fermentar as fibras no intestino e, consequentemente, colaborando com a saúde digestiva.
Fuja das fake news
Mas embora o abacate e seus benefícios sejam comprovados cientificamente, a fruta ainda é alvo de polêmicas: há quem diga que consumir abacate engorda ou até mesmo que sua ingestão faz mal à saúde. O que será que prevalece? A nutricionista e tutora do Ganep Educação Renata Gonçalves conta o que é mito e verdade sobre a fruta no vídeo a seguir:
Inscreva-se no canal do Nutritotal Para Todos no YouTube e mantenha-se bem informado sobre alimentação saudável!
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Sharon V. et al. Avocado Consumption Alters Gastrointestinal Bacteria Abundance and Microbial Metabolite Concentrations among Adults with Overweight or Obesity: A Randomized Controlled Trial. The Journal of Nutrition, 2020.