Veja o que a ciência já sabe sobre os benefícios da alimentação vegetariana.
Vegana ou onívora, qual dieta se revelou como benéfica para a saúde do coração?
“Ai é tudo culpa da minha genética!” Opa, parece que falar isso não tem o mesmo peso que antes. O estudo que deu origem à série da Netflix “Você é o que você come: as dietas dos gêmeos” mostrou que nossas escolhas alimentares podem ter um peso bem mais significativo na saúde.
Quarenta e quatro gêmeos idênticos e duas dietas distintas durante oito semanas, será que os resultados foram diferentes?
Conteúdo
Dieta vegana vs. Dieta onívora
O estudo realizado nos Estados Unidos decidiu responder ao enigma do papel da dieta e da genética na saúde, dividindo os 22 pares de gêmeos adultos para que um deles praticasse uma dieta vegana e o outro, uma dieta onívora. A dieta vegana e a dieta onívora diferem principalmente na presença de alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite e derivados.
Mas, muitos estudos têm apontado que a dieta vegana é um padrão alimentar que, além de ter se tornado popular, está associado à melhora da saúde cardiovascular e à diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
Vale dizer que ambas as dietas podem não ser saudáveis dependendo dos alimentos escolhidos para compor o prato, mas nas dietas dos gêmeos, durante as primeiras quatro semanas, eles receberam suas refeições em casa, calculadas para as necessidades nutricionais de cada um.
A dieta vencedora
Confirmando os resultados de pesquisas anteriores e desmistificando a força da genética na saúde, o estudo mostrou que os gêmeos que fizeram a dieta vegana obtiveram maior perda de peso, maior redução do colesterol e melhora significativa da insulina em jejum.
Todos esses fatores contribuem para uma boa saúde cardiovascular, validando assim a eficiência de uma dieta à base de plantas para a saúde do coração. Os resultados dos gêmeos da dieta onívora também foram bons, especialmente, porque começaram a fazer exercícios físicos e praticaram uma alimentação mais equilibrada, porém, os resultados mais significativos foram observados nos gêmeos veganos.
Dica cultural
Essa série da Netflix é uma experiência muito bacana e educativa de como funciona uma pesquisa. Os resultados encontrados e a explicação do porquê, apoiam a adoção de uma alimentação mais saudável.
Por isso, compartilhamos a seguir outras indicações da plataforma que falam de saúde e nutrição:
Cooked
4 episódios de até 1h
Baseada no livro “Cozinhar, Uma História Natural da Transformação”, a série aborda diversas questões que envolvem a alimentação e reforça a atenção que devemos ter sobre o que ingerimos.
Como viver até os 100 – os segredos das zonas azuis
4 episódios de até 45 minutos
Um jornalista visita cidades conhecidas como “zonas azuis”, lugares onde a qualidade de vida promove uma longevidade surpreendente, para conhecer o que garante tanta saúde para as pessoas.
Dieta dos gladiadores
1h25min
Um filme que aborda a relação entre a dieta e o desempenho esportivo, revelando o papel dos nutrientes e as fontes deles para alcançar objetivos de saúde.
Se você ficou inspirado pelos resultados das dietas dos gêmeos, procure por um nutricionista para que ele oriente uma alimentação adequada e balanceada para você praticar no seu dia a dia e ter mais saúde.
Leia também:
- Dieta Plant based pode reduzir risco de Doença de Parkinson
- Desenvolvimento do câncer: Como os vegetais podem prevenir?
- Dieta sustentável: entenda o porquê diminuir a carne e comer mais vegetais
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais cuidados com a saúde!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência
Landry MJ, Ward CP, Cunanan KM, et al. Cardiometabolic Effects of Omnivorous vs Vegan Diets in Identical Twins: A Randomized Clinical Trial. JAMA Netw Open. 2023;6(11):e2344457. doi:10.1001/jamanetworkopen.2023.44457
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.