Dieta cetogênica pode resultar em perda de massa muscular

Postado em 17 de setembro de 2024 | Autor: Redação Nutritotal

A dieta cetogênica pode não ser a melhor escolha para as mulheres que buscam reduzir gordura.

Você provavelmente já escutou alguém falar da dieta que troca o carboidrato por gordura, mais conhecida como dieta cetogênica. Esse padrão alimentar foi bastante estudado para servir como referência para o tratamento da obesidade e de outras condições, mas se destacou mesmo no cuidado de doenças neurológicas, como a epilepsia.

Contudo, novamente a dieta cetogênica voltou a ser pauta de discussão entre os pesquisadores. Dessa vez, sobre sua eficácia na promoção de uma composição corporal mais adequada, com mais massa muscular e menor porcentagem de gordura.

Em pesquisas feitas com homens, a dieta cetogênica teve um resultado promissor, preservando a massa muscular já existente e reduzindo a porcentagem de gordura. Mas, como homens e mulheres são diferentes, especialmente pelas ações hormonais de cada gênero, um estudo decidiu avaliar se o mesmo papel acontecia no sexo feminino, veja só:

dieta cetogênica

Fonte: Canva

Dieta cetogênica e composição corporal de mulheres

Durante 4 semanas, 24 mulheres jovens, saudáveis ​​e de peso adequado foram divididas para praticar uma dieta cetogênica e uma dieta saudável recomendada pela Organização de Saúde da Suécia.

A dieta cetogênica orientada ao primeiro grupo era baixa em carboidratos e alta em gordura, especialmente gordura saturada, advinda de carne, peixe, laticínios integrais, ovos, óleo de coco, azeite de oliva, nozes e abacate.

Já o outro grupo, recebeu uma dieta com muitos vegetais, frutas, peixe, frango, óleos vegetais, laticínios com baixo teor de gordura e produtos ricos em fibras. 

Ao final do período, o consumo da dieta cetogênica induziu uma diminuição na massa muscular das mulheres, duas vezes mais que a redução de massa gorda.

Por que as mulheres perdem músculo com a dieta cetogênica?

Em comparação com os homens, a dieta cetogênica não reduziu o peso das mulheres da maneira desejada, isso acontece devido à ausência de carboidratos na alimentação. Sem carboidratos suficientes, o corpo usa não só a gordura, mas também as proteínas dos músculos como fonte de energia, logo, essa massa é perdida.

Uma maneira de evitar esse caminho, é intensificar os exercícios de força já que provocam a hipertrofia muscular. 

Explorando a dieta cetogênica

Como visto, a dieta cetogênica é composta por mais gordura do que carboidratos, transformando a gordura na principal fonte de energia para o nosso corpo. Mas, o que ela pode esconder?

Note que neste estudo, por exemplo, as mulheres foram orientadas a praticar uma dieta cetogênica que incluía alimentos fonte de gordura saturada, como óleo de coco, laticínios integrais, carnes vermelhas, e etc. Alimentos que, segundo as recomendações dos órgãos de saúde de vários países, incluindo o Brasil, devem ser consumidos com moderação devido aos riscos cardiovasculares da gordura saturada.

A dieta cetogênica pode ser muito benéfica para alguns casos, como acontece no tratamento da epilepsia em que as crises epilépticas são drasticamente reduzidas com essa dieta. Mas, no contexto do emagrecimento e da melhora da composição corporal, essa não é necessariamente a melhor estratégia dietética.

Os carboidratos não são vilões, podemos consumi-los e ainda assim conseguir emagrecer de forma saudável, eliminando gordura e mantendo músculos. Além disso, com uma dieta que equilibra bem os carboidratos, gorduras e proteínas, é mais difícil você consumir grandes quantidades de gordura saturada que possam, no futuro, ser prejudiciais à sua saúde.

Então, considere com atenção e busque orientação profissional na hora de escolher a dieta mais adequada para o seu objetivo. Não é porque “emagrece” que é saudável. 

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais dicas de como cuidar da sua saúde!

 *Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Gostou desse conteúdo? Leia também:

Referência

Burén, J.; Svensson, M.; Liv, P.; Sjödin, A. Effects of a Ketogenic Diet on Body Composition in Healthy, Young, Normal-Weight Women: A Randomized Controlled Feeding Trial. Nutrients 2024, 16, 2030. https://doi.org/10.3390/nu16132030

Assine nossa newsletter: