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Maca peruana: para que serve? – Conheça os mitos e verdades

Postado em 15 de abril de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Saiba mais sobre essa raiz afrodisíaca aqui!

Você sabe para o que serve a maca peruana? Trazida da região dos Andes, esse alimento é uma raiz da família do nabo e do rabanete e tem ganhado popularidade por conta de seu potencial valor nutritivo e efeitos afrodisíacos.

Porém, é preciso ter cautela com o uso do fitoterápico, pois nem todo mundo pode consumi-lo. Além disso, existem muitas dúvidas acerca de onde encontrá-la e quais são seus benefícios. Confira a seguir algumas dessas respostas:

Tire suas dúvidas sobra a maca peruana

A seguir, selecionamos os principais tópicos sobre o assunto para você ficar por dentro. Confira!

Maca peruana na mesa

Imagem: Shutterstock

Onde encontrar a maca peruana?

A raiz da planta Lepidium meyenii, é encontrada no Brasil principalmente em formato de cápsulas ou farinha em farmácias de manipulação e casas de produtos naturais. A versão a granel é mais difícil de ser encontrada no país, mas algumas feiras de produtos importados podem ter o produto.

Para que serve a maca peruana?

Entre os destaques desse alimento, é possível citar a grande quantidade de aminoácidos essenciais, ácidos graxos e outros nutrientes, incluindo vitamina C, cobre, ferro e cálcio.

Ela também pode ajudar na regulação da disfunção sexual, a aumentar os efeitos neuroprotetores, a melhorar a ação no aprimoramento da memória, combater atividades antidepressivas e trazer mais antioxidantes e anti-inflamatórios na proteção da pele.

Como consumi-la?

A farinha da maca peruana pode fazer parte de refeições, servindo como suplemento em pó ou como raiz, e complementando pratos como saladas, massas e carnes. A versão em pó também pode ser adicionada a bebidas como sucos e shakes. Há quem também prefira o uso da planta para o preparo de chás.

Existe contraindicação para a maca peruana?

Estudos científicos apontam que a maca peruana deve ser evitada em altas quantidades no dia a dia por qualquer pessoa. Consulte seu nutricionista para saber as doses diárias que podem ser incluídas na dieta.

Além disso, gestantes e lactantes devem evitar o consumo da raiz devido aos efeitos energéticos da planta à saúde do bebê. Também é melhor deixá-la de lado para mulheres que passaram por alguma doença causada por alteração hormonal, já que a maca pode estimular o efeito metabólico.

3 mitos e verdades sobre a maca peruana

Sua grande quantidade de nutrientes pode contribuir com o equilíbrio do organismo. A seguir, selecionamos alguns mitos e verdades para elucidar alguns aspectos:

Maca peruana em forma de raiz e pó

A raiz é fonte de nutrientes como vitamina C, cobre, ferro e cálcio | Imagem: Shutterstock

A maca peruana é rica em proteínas e fibras

Verdade. A raiz tem um alto valor nutricional semelhante aos grãos e cereais, sendo um alimento fonte de proteínas (cerca de 8,87 a 11,6% da sua composição) e fibras (8,23 a 9,08%).

Pode ser usada para diminuir a pressão arterial

Mito. Apesar de não haver indícios de toxicidade presentes na raiz peruana, há estudos feitos em pacientes com síndrome metabólica em que a administração de maca na dose de 0,6 g/dia durante 90 dias resultou em uma elevação moderada da pressão arterial diastólica. Por isso, consulte um profissional de saúde antes de suplementar esse alimento.

Entre os benefícios da maca peruana está seu potencial energético

Verdade. O uso administrado da maca peruana pode ajudar no combate à depressão, servindo como um energizador do corpo. Além disso, seus nutrientes podem proporcionar uma melhoria física em atletas.

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*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Peres N. et al. Medicinal effects of Peruvian maca (Lepidium meyenii): a review. Royal Society of Chemistry, 2020.

Natália S. et al. Medicinal effects of Peruvian maca (Lepidium meyenii): a review. Food & Function, 2020.

Lia M.et al. The Effects of Lepidium Meyenii on Grip Strength, Fatigue, and Sexual Behavior. Journal of Exercise and Nutrition, 2019.

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