Chá de folha de amora é bom pra infecção urinária?

Postado em 3 de março de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça os mitos e verdades sobre esse alimento

Utilizada no preparo de geleias e compotas, a amora é uma frutinha mais comum em regiões de clima mais fresco e que pode ser considerada fonte de nutrientes como vitamina C e potássio. Mas além da fruta, a ciência tem estudado outro componente da amoreira capaz de combater doenças e infecções.

Trata-se do chá de folha de amora, feito por meio de uma infusão com o intuito de prevenir problemas relacionados a saúde urinária e ao ciclo menstrual. Mas será que ele realmente é eficaz no alívio de sintomas?

Para entender um pouco mais sobre os benefícios e riscos do consumo desse chá, listamos a seguir os principais mitos e verdades da folha de amora, baseado em estudos científicos:

4 mitos e verdades sobre o chá de folha de amora

Chá de folha de amora

Imagem: Shutterstock

Tomar chá de folha de amora é bom para a infecção urinária.

Parcialmente verdade. Uma das recomendações para quem está com um caso comprovado de infecção urinária é ingerir mais líquidos, e o consumo de chás contribui muito para isso. Além disso, estudos comprovam que a folha de amora possui um efeito funcional e antibacteriano.

Porém, não existem pesquisas que comprovem a relação direta entre o consumo desse tipo de infusão com a melhora dos sintomas da infecção no sistema urinário.

Leia também: suco de cranberry é bom para quem está com infecção urinária?

O extrato da folha de amoreira pode aliviar fogachos

Verdade. Estudos apontam que o extrato proveniente das folhas de amoreira negra pode ser indicado para o alívio de sintomas da menopausa, como os fogachos ou ondas de calor. Porém, é indicado recomendação nutricional e endócrina para o uso desse tipo de suplemento.

Gestantes podem consumir o chá sem riscos.

Mito. Não há uma quantidade segura de consumo em grande parte dos chás de ervas para gestantes, pois muitos podem conter propriedades abortivas. Sabe-se também que o consumo das folhas de amora em grandes quantidades pode interferir em vários processos metabólicos.

Confira ainda: nosso guia de alimentação saudável para gestantes

A infusão de folha de amora faz mal para a pele.

Mito. O efeito, na verdade, pode ser o contrário. Uma pesquisa comparou o consumo do extrato de amora junto ao endro (ou dill), uma erva aromática. Como resultado, eles se mostraram complementares, sendo ideais para promover a elasticidade da pele.

Veja também: conheça os alimentos que fazem bem para a pele

Quer saber mais sobre fitoterapia? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Magdalena P. et al. Blackberry Leaves as New Functional Food? Screening Antioxidant, Anti-Inflammatory and Microbiological Activities in Correlation with Phytochemical Analysis. Antioxidants, 2021.

Masoomeh K. et al. The effect of herbal tea capsule on menopause hot flashes. J Family Med Prim Care. 2018.

Sidney O. et al. A fitoterapia morus nigra: como alternativa no tratamento dos sintomas da menopausa. Brazilian Journal of Development, 2021.

Berna T. et al. Frequently Used Herbal Teas During Pregnancy – Short Update. Medeni Med J. 2020

Meza D. et al. A blackberry–dill extract combination synergistically increases skin elasticity. International Journal of Cosmetic Science, 2020.

Assine nossa newsletter:

    Aviso, site em manutenção!


    Estamos trabalhando para melhorá-lo!

    Isso vai fechar em 20 segundos