Você sabe como melhorar a diarreia com a alimentação?

Postado em 23 de janeiro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Veja o que adaptar na dieta se você está com a doença

Tome cuidado com o que você come no seu dia a dia. Pois é por meio de água e alimentos contaminados que os germes se aproveitam para atacar o seu organismo, causando doenças como a diarreia. O problema é comum a muitas pessoas, em qualquer idade, mas nem todo mundo sabe como melhorar a diarreia.

Para o tratamento eficaz desse tipo de contaminação, é preciso adaptar a dieta, evitando alguns alimentos e consumindo outros em seu lugar. A doença, que causa um desarranjo intestinal e pode aumentar o número de evacuações e deixar as fezes líquidas ou amolecidas, pode inclusive ser prevenida por meio da alimentação, além da adoção de outros hábitos importantes como lavar as mãos (principalmente antes das refeições).

A seguir, fizemos um teste para você descobrir como melhorar a diarreia por meio da alimentação, segundo recomendações do Ministério da Saúde:

Teste: como melhorar a diarreia?

Escolha uma alternativa para cada questão a seguir sobre os alimentos que podem contribuir com o tratamento da doença.

Homem segura com uma mão uma embalagem de marmita de isopor e um garfo de plástico e, com a outra, coloca a mão sobre a barriga, indicando desconforto.

Por meio de água e alimentos contaminados, os germes atacam nosso organismo | Imagem: Shutterstock

1 – Para quem está com diarreia, o ideal é:

Se você disse C, está correto. Como uma das consequências causadas pela diarreia é a desidratação, é importante aumentar a ingestão de líquidos como a água, contanto que a fonte seja filtrada. Porém, o Ministério da Saúde adverte que a água não repõe a perda de sódio e potássio, por isso, o uso de soro caseiro é recomendado. Bebidas com sódio e potássio também podem ajudar, mas é preciso consultar um nutricionista para saber se o consumo é indicado em cada caso.

2 – Qual das frutas abaixo é indicada para quem está com a doença?

Se você disse B, acertou. A banana é uma fruta que, segundo o Ministério da Saúde, é indicada para consumo, já que é rica em potássio. Além dela, alimentos como arroz, caldo de carne magra, maçãs sem casca e torradas podem ajudar. Já a laranja e a mexerica necessitam cuidado, pois são frutas que contêm bagaço e são ricas em fibras, e podem interferir na recuperação do funcionamento intestinal saudável nos pacientes com diarreia.

3 – Qual destas bebidas é indicada para quem está com diarreia?

A alternativa certa é a A. Muita gente se pergunta qual chá é bom para diarreia, e a recomendação do Ministério da Saúde é que se ingira chás de camomila, erva-doce e hortelã, por exemplo, para melhorar os sintomas da doença. Já bebidas com cafeína (incluindo refrigerantes), sucos de frutas, leite e bebidas alcoólicas precisam ser evitados.

4 – Qual destes alimentos pode fazer parte da dieta dos pacientes?

Ponto para quem respondeu B. De acordo com a International Foundation for Gastrointestinal Disorders, a batata amassada ou cozida é fonte de potássio na alimentação desses pacientes. Já o milho, a ameixa e as nozes fazem parte do grupo de alimentos a serem evitados, pois podem facilitar a evacuação.

Veja também: O que o seu intestino pode alertar sobre a sua saúde

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Ministério da Saúde, 2014.

International Foundation for Gastrointestinal Disorders, 2019.

Leia também



Assine nossa newsletter: