Carlos Augusto Monteiro, Licio Velloso e Sophie Deram abordam nessa entrevista algumas características atuais da obesidade
Apesar de todos os esforços, a obesidade continua crescendo no Brasil e no mundo. Em recente entrevista, Carlos Augusto Monteiro, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Licio Velloso, professor do Departamento de Clínica Médica da Unicamp e a nutricionista especialista em comportamento alimentar Sophie Deram abordaram algumas características atuais da obesidade.
Eles apontam que, no Brasil, a obesidade é mais prevalente na população mais pobre e está relacionada a mudanças no padrão alimentar da população em geral, com aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura saturada e açúcar, além da diminuição do consumo de fibras. A diminuição da atividade física diária também possui sua parcela de culpa, já que houve uma importante redução a partir dos anos 60 e a epidemia da obesidade iniciou-se nos anos 1980.
Além da influencia genética, há questões clínicas relacionadas a obesidade, como aumento da inflamação e alterações de hormônios que regulam a fome e a saciedade. Porém, para os pesquisadores, questões ambientais e comportamentais possuem maior peso no desenvolvimento dessa doença.
Confira a entrevista na íntegra:
http://agencia.fapesp.br/epidemia_de_obesidade_e_resultado_de_alteracao_do_padrao_alimentar/27508/
Leia também
Cras dapibus nec magna ac pulvinar. Vivamus efficitur rhoncus ullamcorper. Praesent lacinia purus ullamcorper blandit aliquet. Nunc eu auctor lectus. Duis pellentesque odio quis vulputate egestas.