Antibióticos exercem mais impacto na microbiota do que o imaginado

Postado em 27 de fevereiro de 2015 | Autor: Alweyd Tesser

Pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon, Estados Unidos, afirmam que o impacto que os antibióticos causam na microbiota é maior do que se imaginava. O estudo publicado na revista Gut demonstra que o uso de antibióticos causa modificações significativas na função mitocondrial que podem levar à morte celular das células do epitélio intestinal.
 
Os pesquisadores utilizaram um modelo de camundongos com depleção de microbiota causada por um coquetel de antibióticos. O efeito desses medicamentos foi analisado através da combinação de transcriptoma intestinal e análise metagenômica da microbiota intestinal.
 
Os resultados demonstram que a maioria das alterações induzidas por antibióticos no intestino pode ser explicada por três fatores: depleção da microbiota; efeitos diretos de antibióticos em tecidos do hospedeiro e efeitos do restante de micro-organismos resistentes aos antibióticos. A depleção da microbiota leva à regulação negativa dos diferentes aspectos da imunidade e os outros dois fatores inibem a expressão do gene mitocondrial e reduzem a quantidade de mitocôndrias ativas, aumentando a morte das células epiteliais. 
 
Os autores explicam que na evolução as mitocôndrias são descendentes de bactérias (que eram algumas das primeiras formas de vida) e bactérias diferentes competem entre si pela própria sobrevivência. Portanto, um antibiótico atacar seletivamente a parte de uma célula, que é como uma bactéria, pode ser um lembrete do forte senso de competição e da evolução da vida.
 
“Mesmo quando utilizados corretamente, os antibióticos podem ajudar a tratar infecções bacterianas que ameaçam a vida, no entanto, mais de 10% das pessoas que recebem essas drogas podem sofrer efeitos colaterais adversos. Isso é preocupante, uma vez que 40% dos adultos e 70% das crianças tomam um ou mais antibióticos a cada ano, além da sua utilização em milhares de animais para consumo”, alertam os autores.
Referência (s)

Morgun A, Dzutsev A, Dong X, Greer RL, Sexton DJ, Ravel J, et al. Uncovering effects of antibiotics on the host and microbiota using transkingdom gene networks. Gut. 2015 [Epub ahead of print]

Cadastre-se e receba nossa newsletter